Aedes Aegypti: Prefeitura realiza levantamento de focos do mosquito

Aedes Aegypti: Prefeitura realiza levantamento de focos do mosquito

- Em Simões Filho

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realiza nova etapa de Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), com o objetivo de identificar possíveis focos/criadouros do mosquito transmissor de arboviroses (dengue, zica e chikungunya) e outras doenças.

Durante a ação, que é coordenada pela Gerência de Zoonoses, os agentes de endemias realizam a coleta de amostras e promovem a reflexão sobre a corresponsabilidade da população, no combate e eliminação do mosquito, além disso permite que as atenções sejam voltadas, de modo ainda mais especial, para as áreas mais críticas.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto do homem, possui hábitos diurnos e se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes Aegypti. Veja algumas orientações:

Tampe os tonéis e caixas d’água;

 Mantenha as calhas sempre limpas;

 Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

 Mantenha lixeiras bem tampadas;

 Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

 Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Share Button