Comunidade Quilombola do Dandá realiza atividades no Dia da Consciência Negra

Comunidade Quilombola do Dandá realiza atividades no Dia da Consciência Negra

- Em Simões Filho

A Comunidade Quilombola do Dandá realizou nesta sexta-feira (22/11) atividades voltadas à comemoração do dia da Consciência Negra; evento apoiado pela prefeitura municipal de Simões Filho, na pessoa do prefeito, Dinha e do vice-prefeito, Sid Serra.

O evento organizado por integrantes do Quilombo teve uma pequena feira com adereços e alimentos (azeite e farinha), no local funciona uma casa de farinha. Além do recém nomeado secretário de Cultura, Ailton Silvaiguerra; estiveram presentes o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu; integrantes da secretaria de Educação, da Saúde, a secretária de Desenvolvimento Social, Andreia Pereira, a coordenadora de turismo Samara Sodré e alunos da pós da UNEB.

Um dos pontos alto do encontro, o samba de roda típico da localidade, foi regado a muito samba no pé, sendo ainda, servido delicioso almoço com comida baiana.

 

O novo secretário de Cultura, Ailton Silvaiguerra ressaltou a importância da preservação dos elementos culturais quilombolas, e pontuou: “O dia da Consciência Negra é mais um momento reflexivo, não somente de análise estatísticas, mas, principalmente de valorização à contribuição de todas etnias à formação de nossa nação”.

Por: Caetano Barata
Share Button