Rede Imprensa

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é lembrado pela deputada Kátia Oliveira

Redação Rede Imprensa

25 de Julho, Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, marca um dia dedicado à luta e reflexão sobre a discriminação e a violência contra as mulheres. A data foi lembrada pela deputada estadual Kátia Oliveira (MDB). Membro da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a parlamentar fez uso de suas redes sociais.

“Hoje é o dia de celebrar a coragem das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas, que diariamente enfrentam uma rotina de opressão e preconceitos. Continuarei solicitando ao Governo do Estado que atue para criar oportunidades para todas as mulheres baianas e também amplie as iniciativas de inclusão social e econômica, sobretudo aquelas de empreendedorismo. Conte sempre comigo, mulheres”, pontuou a legisladora.

Deputada estadual Kátia Oliveira

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra corresponde a mais da metade dos brasileiros: 54%. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dos 25 países com os maiores índices de feminicídio do mundo, 15 ficam na América Latina e no Caribe. O IBGE aponta ainda, que no Brasil, entre os mais pobres, três em cada quatro são pessoas negras.

O Dia 25 de julho foi escolhido como marco internacional da luta e resistência da Mulher Negra, em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-latinoamericana e Caribenha, em Santo Domingo, na República Dominicana.  A data tem como objetivo fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras e reforçar seus laços, trazendo maior visibilidade para sua luta e o enfrentamento à violência.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também