Escolas municipais em Simões Filho recebem visita de índios

Escolas municipais em Simões Filho recebem visita de índios

- Em Simões Filho

Alunos das Escolas Creche Municipais de Simões Filho, Matilde de Freitas e Padre Emille, por meio da Secretaria de Educação (Semed), receberam nesta segunda-feira (29), índios da tribo Xucurú Kariri, comunidade localizada em Alagoas.

A diretora da Creche Matilde, Sara Souza, conta que essa atividade será encaminhamento para um projeto escolar.

“A visita dos índios será sub-tema de projeto pedagógico da Semed, que estamos desenvolvendo na primeira unidade que é a cultura, estamos trabalhando com a vivência dos índios aqui na escola, a gente vem falando muito sobre o tema, mas bem melhor ouvir e conhecer pelas vozes dos próprios indígenas”, afirmou.

Para a índia Tawany Xucurú, formada em Letras, visitas como essas são importantes para troca de experiência e aprendizado.

“A gente fala sobre nossa cultura e a nossa realidade no mundo atual, fazemos apresentação do nosso artesanato e comercializamos como meio de sobrevivência, a comunidade indígena vive uma vida diferente devido aos costumes e tradição que são mantidas. Hoje, trabalhamos e estudamos como todos os seres humanos que conhecem seus direitos, vivíamos em ocas, mas hoje temos nossas casas”, disse Tawany.

Share Button