Nova USF de Pitanga de Palmares conta com Sistema de Reaproveitamento de Água da Chuva

Nova USF de Pitanga de Palmares conta com Sistema de Reaproveitamento de Água da Chuva

- Em Simões Filho

A nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), conta com sistema de reaproveitamento de água da chuva. A unidade foi entregue no último domingo (15) e a novidade foi contada pelo gestor municipal, Dinha Tolentino.

“Essa UFS leva o nome da saudosa amiga da comunidade, Maria Vitalina dos Santos, e a nossa equipe executou toda obra com o máximo de carinho e cuidado. Além de contar com os parâmetros de acessibilidade, essa unidade conta com um sistema de reaproveitamento de água da chuva, promovendo a economia e contribuindo com a sustentabilidade”, destacou o Dinha.

A USF é a primeira a contar com esse tipo de sistema, considerado um modo altamente sustentável de economizar água para fins não potáveis, a exemplo de lavagem dos ambientes e áreas, irrigação da área verde e descarga de vaso sanitário, via cisterna, reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena. A água é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos contribuindo também com o sistema de drenagem do solo, que acaba por receber menos água.

A unidade já está em funcionamento e entre as novidade está o primeiro aparelho de Raio X odontológico, que visa proporcionar mais conforto, comodidade aos pacientes e maior precisão ao dentista no desenvolvimento dos procedimentos.

Compartilhar: