Prefeito Dinha acompanha força-tarefa para intensificar ações e minimizar impactos das chuvas

Prefeito Dinha acompanha força-tarefa para intensificar ações e minimizar impactos das chuvas

- Em Destaque

Redação Rede Imprensa

As fortes chuvas na capital baiana e cidades da Região Metropolitana, como Lauro de Freitas e Simões Filho, provocaram diversas complicações na infraestrutura dos municípios. Diversos alagamentos e transtornos nos bairros periféricos deixaram as cidades em alerta. Em Simões Filho, de acordo com os órgãos oficiais, nas últimas 72 horas, choveu 194 milímetros, sendo que na madrugada deste sábado (11), em apenas 1h, caíram 60 milímetros, o esperado para todo o mês de maio.

Visando garantir a segurança da população, o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira, vereadores, além da comitiva formada por secretários, servidores municipais e Defesa Civil, visitou várias comunidades simõesfilhenses que foram fortemente atingidas pelas chuvas.

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (11), a Prefeitura de Simões Filho, montou no Centro Social uma base formada por agentes da Defesa Civil e secretarias municipais, que em operação estiverem nos mais diversos bairros atingidos com a finalidade de minimizar os impactos provocados pelas fortes chuvas que caíram em Simões Filho.

Durante o decorrer do dia, o prefeito caminhou junto com a sua comitiva por diversas ruas e localidades ameaçadas pela chuva. Ele assegurou as comunidades o apoio da Prefeitura e determinou que as equipes de infraestrutura, avancem com as intervenções que já vinham sendo realizadas simultaneamente pelos bairros, com o objetivo de mais rápido possível, desobstruir bueiros, aberturas de valas, retirada de entulhos e lixo para o escoamento da água. “O trabalho preventivo de limpeza de canais e construção de encostas nos ajudou bastante, evitando maiores estragos, como aconteceu em outras cidades”, pontuou Dinha.

No início da noite deste sábado (11), o prefeito ao lado de amigos, moradores do bairro Parque Continental, próximo ao canal da Av. Tiradentes, se solidarizou com a população e garantiu que todos os esforços serão realizados para minimizar os impactos provocados pelas fortes chuvas que atingiu Simões Filho e outras cidades da Região Metropolitana.

“Nós enfrentamos desde cedo, um dia difícil para nós, e sabemos que foram 194 milímetros de água que caiu em nossa cidade, não só em Simões Filho como Lauro de Freitas, Salvador, Camaçari e outras cidades que foram tomadas nesta madrugada com muitas chuvas, mas nós estamos aqui desde cedo. As equipes da Prefeitura estão nas ruas trabalhando e procurando dá todo o suporte. Infelizmente, não teve como impedir o volume de águas, mas nós vamos enfrentar”, declarou em vídeo o prefeito Dinha, postado em suas redes sociais.

Ao lado de moradores do Parque Continental, o Chefe do Executivo Municipal disse ainda que “o canal na Av. Tiradentes, o trabalho preventivo de limpeza já tinha sido iniciado, mas infelizmente, a chuva veio antes do prazo estabelecido para conclusão da limpeza dos canais”. “O trabalho preventivo amenizou a situação do município de Simões Filho e não tivemos tantas ocorrências como ocorreram em outras cidades”, acrescentou.

Segundo o Gestor Municipal, a Prefeitura continua trabalhando e ninguém pode negar o trabalho que vem sendo realizado. “Nós estamos alcançando as comunidades, estamos fazendo investimentos na infraestrutura da cidade e sabemos que nós temos que avançar ainda mais, e isso vai ser feito. Eu só quero neste momento, dizer para a população de Simões Filho que o trabalho vai continuar e nós vamos intensificar, vamos encarar os fatos de frente, eu acordo cedo, às 5h da manhã e saio para poder enfrentar as dificuldades do município e a cidade melhorou nos últimos dois anos. Nós temos investido na infraestrutura, mas nós sabemos que por muitos anos, a cidade ficou sem investimento e com isso provocou o caos que têm sido difícil para todos nós”, declara.

Apesar do momento considerado difícil, de forma resiliente, o prefeito destacou que “precisamos levantar a cabeça, trabalhar, enfrentar, melhorar e continuar trabalhando sem parar. O município hoje tem um nome respeitado que pode conseguir recursos junto aos bancos, tem o nome limpo, um nome de credibilidade, uma cidade que paga seus compromissos, o que não tinha no passado”.

No final da noite e início da madrugada deste domingo do “Dia das Mães”, (12), o prefeito Dinha Tolentino, se reuniu com parte da equipe que esteve trabalhando desde a madrugada do sábado (11), para assistir às diversas famílias que foram vítimas das fortes chuvas que caíram no município nas últimas horas. Foram 194mm de chuvas, fato que não ocorre há anos, mas, segundo o Gestor Municipal, “medidas estão sendo tomadas para minimizar os danos”.

Ainda há previsão de chuva para os próximos dias, em caso de emergência a equipe da Defesa Civil está de plantão 24h através dos telefones 199 e 32969216.

Defesa Civil de Simões Filho em trabalho de prevenção para evitar deslizamento de encosta
Share Button