Prefeitura de Simões Filho realiza mutirão contra as hepatites virais

Prefeitura de Simões Filho realiza mutirão contra as hepatites virais

- Em Simões Filho

A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de vacinação e combate as hepatites virais. A ação aconteceu no mercado municipal e faz parte das medidas adotadas para o mês de referência a doença, Julho Amarelo.

“A hepatite ataca o fígado e, inicialmente, apresenta poucos sintomas. Por isso, é considerada uma doença silenciosa que pode levar a complicações antes mesmo que a pessoa descubra que está infectada. As nossas equipes permanecem em prontidão e o diagnóstico pode ser obtido bem rápido, nas Unidades de Saúde onde a população encontra os encaminhamentos necessários e tratamento, se for o caso”, destacou Poliana Venas, secretária de Saúde.

Durante a ação, a equipe alertou a população sobre alguns dos sintomas característicos, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo e vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Além de sinalizar que todos os tipos de hepatite podem ser prevenidas.

Já sobre o tratamento, os técnicos informaram que é realizado dependendo do tipo de hepatite diagnosticado. No caso da hepatite A é preciso ficar de repouso e ter cuidados com a dieta. Já as hepatites do tipo B, C e D têm tratamento por meio de medicamentos disponíveis na rede pública de saúde.

Compartilhar: