Prefeitura de Simões Filho realiza palestra sobre tuberculose

Prefeitura de Simões Filho realiza palestra sobre tuberculose

- Em Simões Filho

Dando seguimento a sequência de atividades que visam levar informações e conscientização à população, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), vem realizado ações e palestras educativas sobre diversos temas, entre eles a tuberculose.

Os procedimentos educativos estão sendo desenvolvidos de modo descentralizado, nas diversas Unidades de Atendimento a saúde do município e cumprem o papel social de suma importância, como destaca a secretária interina de Saúde Poliana Venas.

“As ações de modo geral, acontecem com o objetivo de otimizar a espera dos pacientes, por exames e consultas. A melhor forma de conscientizar é através do diálogo, apontando as situações de riscos e esclarecendo dúvidas que muitas vezes são frequentes. As equipes estão focadas em seguir cumprindo essa atividade de promoção à saúde”, pontuou.

A doença acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro. O principal sintoma é a tosse seca insistente, que se prolonga por mais de três semanas, com perda de peso e cansaço fácil, febre baixa, geralmente à tarde, dor no peito e/ou nas costas, suores noturnos. A transmissão é feita pelo ar, por meio de tosse ou espirro da pessoa doente.

Share Button