Prefeitura instala mais um Ecoponto em Simões Filho

Prefeitura instala mais um Ecoponto em Simões Filho

- Em Simões Filho

Os moradores do bairro Sossego e adjacências, em Simões Filho, ganharam um Ecoponto pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que instalou um local de coleta seletiva de resíduos sólidos para o descarte correto e reciclagem de lixos e materiais em cumprimento a Lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. A estrutura já está montada no local. O novo equipamento é o segundo instalado no município.

O objetivo da ação é possibilitar à comunidade o hábito de destinação adequada e correta de lixos e materiais extremamente agressivos ao meio ambiente com a principal intenção de combater e acabar com pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, os populares lixões, evitando seu abandono em ruas, calçadas e terrenos baldios, que podem acarretar em danos ambientais e à qualidade de vida da população. A ideia é estender a implantação de pontos de coleta a serem distribuídos estrategicamente pela cidade.


A criação dos ecopontos é uma tentativa do poder público para acabar definitivamente com os lixões que se formam irregularmente.  A Prefeitura vem trabalhando constantemente na eliminação de diversos tipos de lixos amontoados que se formam em terrenos baldios. Para isso, mantém uma limpeza diária e implanta Ecopontos pela cidade.

Localizado na Avenida Elmo Serejo de Farias, o Ecoponto do bairro Sossego vai atender à demanda de descarte irregular do entorno e aumentar o número de moradores beneficiados. O local serve como ponto de entrega voluntária, onde o morador pode descartar o lixo domiciliar, entulho, metal, plástico, vidro e papel. Todo o lixo descartado fica acondicionado em um barril de metal em local público.


Os contêineres estão instalados em um ponto estratégico do bairro onde a comunidade deve colocar neles o lixo reciclável. Os contêineres são verdes e estão adesivados com a informação do que pode ou não ser depositado. Simultaneamente com a instalação dos contêineres, os agentes e servidores da Sema orientam a população quanto à forma adequada de separar cada tipo de resíduo e onde fazer o depósito. A entrega precisa ser voluntária, conforme prevê a legislação. Lixo comum e resíduos especiais não devem ser colocados nos contêineres.

Esta ação bem sucedida a favor do meio ambiente pretende se tornar um projeto duradouro. Iniciativa positiva da prefeitura, o projeto desenvolvido pela secretaria é executado em locais públicos da cidade.

A Prefeitura tem feito um intenso trabalho, desde o início da gestão do prefeito Diogenes Tolentino de Oliveira (Dinha), para manter a cidade limpa e as áreas públicas livres de entulho e sujeira, preservando o meio ambiente e a saúde dos moradores. Foi intensificado o trabalho de limpeza, com a realização permanente de mutirões, a criação de equipe de retirada de materiais volumosos e ampliação de coleta seletiva. Com a implantação de Ecoponto no Sossego, o município conta com mais uma estrutura que irá atender a demanda local.

Com a implantação dos Ecopontos, o município pretende fortalecer a importante política de gestão de limpeza urbana com a proposta de ordenar as questões ambientais e ajudar na conscientização dos moradores quanto à responsabilidade sobre os resíduos gerados, além de contribuir para a recuperação do meio ambiente, a paisagem urbana, evitando danos à saúde pública.

Ecopontos – Os equipamentos são destinados aos geradores domésticos de resíduos, ou seja, é um espaço para que a população em geral possa fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos que, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, não devem ser recolhidos pelos caminhões de coleta domiciliar. Para os Ecopontos, deve levar o resíduo que não é recolhido pela coleta regular para o local.

Compartilhar: