Prefeitura promove Visita de Vinculação para gestantes no Hospital Municipal de Simões Filho

Prefeitura promove Visita de Vinculação para gestantes no Hospital Municipal de Simões Filho

- Em Simões Filho

Mais uma Visita de Vinculação aconteceu no Hospital Municipal de Simões Filho, partindo do intuito de apresentar as instalações da Unidade de Atendimento e a Maternidade da cidade para as futuras mamães simõesfilhenses. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMS).

Os encontros são realizados sempre na última segunda-feira do mês e funcionam como uma forma de apoiar e acolher as gestantes, que são acompanhadas pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) distribuídos pela cidade. Desse modo, elas são recebidas por uma equipe multidisciplinar, participam de palestras sobre pré-natal e cuidados pós-parto, principalmente com os bebês, conhecem os espaços e tiram dúvidas.

“É importante reforçar os cuidados que precisam ser adotados com os recém-nascidos, como amamentação, limpeza do cordão umbilical, exames necessários e momento do banho. Além disso, são encontros que intensificam a rede de proteção às mulheres e bebês”, disse Lília Sandes, coordenadora da Atenção Básica.

A ação faz parte do Plano de Vinculação de Gestante, da Rede Cegonha, que estabelece que as futuras mamães comecem seu acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, onde são feitas consultas, exames, cursos sobre gravidez, abertura de prontuário, preenchimento da caderneta de gestante, classificação de risco e organização da visita da gestante à maternidade onde realizará o parto.

 

Share Button