Prefeitura realiza ato alusivo em comemoração a Independência da Bahia

Prefeitura realiza ato alusivo em comemoração a Independência da Bahia

- Em Destaque

O município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou na manhã desta quarta-feira (1), um ato alusivo ao 2 de julho, dia da Independência da Bahia.

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, o ato não contou com a participação popular e as autoridades presentes mantiveram o distanciamento social. Durante a ação, as bandeiras do Brasil, da Bahia e do município foram hasteadas e os respectivos hinos entoados.

“Essa é uma data emblemática e de grande representatividade para todos nós, pois nos faz refletir sobre fatores históricos de grande importância, que somados culminaram na nossa liberdade. Essa luta foi travada por homens e mulheres de coragem e que, juntos, movidos pela união e esperança de dias melhores, conquistaram a liberdade da Bahia e do Brasil”, disse Dinha Tolentino, prefeito de Simões Filho.

Historicamente, a cidade recebe o fogo simbólico, elemento que representa a união dos povos na luta de independência da Bahia, como ato simbólico e comemorativo a data magna da Bahia, 2 de julho. Simões Filho é o último município antes do destino final, a capital Salvador.

Entre as cidades que deram a sua parcela de contribuição para a Independência baiana e que participam ativamente das celebrações que cominam em Salvador, estão Cachoeira, Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), além das cidades metropolitanas São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 197 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após a Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

Share Button