Simões Filho 58 anos: Prefeitura realiza testes rápidos de saúde durante festa

Simões Filho 58 anos: Prefeitura realiza testes rápidos de saúde durante festa

- Em Destaque

A prefeitura de Simões Filho realiza festa em celebração aos 58 anos de Emancipação Política da cidade e durante os dias de festa, equipes de saúde realizam testes rápidos. Os testes são realizados a partir das 19h, na base operacional de saúde, instalado na lateral da Praça Bíblia, local da festa e entre os serviços ofertados estão testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

“A disponibilização dos testes rápidos, funciona como uma ferramenta, estratégia de prevenção combinada e aproxima os serviços que são ofertados diariamente nas unidades de saúde. Entre um show e outro, os munícipes terão a oportunidade de realizar essa verificação, que é super rápida”, destacou Rafael Miranda, gerente do programa IST/AIDS do município.

A iniciativa estimula a detecção precoce de casos de Infeções Sexualmente Trasmissíveis (IST’s) e o encaminhamento para tratamento no próprio município, no Serviço de Atendimento Especializado em IST/AIDS (SAE Simões Filho), para início do acompanhamento e tratamento adequado.

“É de responsabilidade que estamos falando. É momento de festejar, mas nunca é demais falar de saúde, e aproximar a população aos serviços de saúde é indispensável. Compromisso que não abrimos mão. É importante lembrar também que todo o processo é altamente sigiloso e mantém a total privacidade do cidadão”, destacou Poliana Venas, Secretária de Saúde.

O Programa de IST/AIDS também estará em parceria com as ONG’s: Grupo Contra o Preconceito, Grupo Gay de Simões Filho e Associação Povos de DAN. Durante o vento, a população receberá preservativos (masculinos e femininos), gel lubrificante e panfletos informativos sobre as IST/AIDS nas entradas da festa.

Compartilhar: