Rede Imprensa

Vereador Canjirana comemora elaboração do Plano de Saneamento Básico de Simões Filho

O presidente da Comissão de Finanças, na Câmara Municipal, vereador Erivaldo Canjirana (PSL), comemorou a abertura oficial dos trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), do município de Simões Filho. O parlamentar esteve presente no ato realizado na sede da Prefeitura, na quarta-feira, 04/11. O PMSB será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na Casa Legislativa, a indicação para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do município de Simões Filho é do vereador Canjirana. No uso de suas atribuições, por meio da indicação de nº 100/2019, protocolada no mês de junho deste ano, o edil em sua justificativa, destacou que “nosso município de Simões Filho carece de estrutura sanitária e o reflexo disso está nos bairros mais carentes”.

Com a abertura oficial dos trabalhos de elaboração do PMSB, o prefeito Dinha Tolentino, atende a Lei Federal nº 11.445/07, que se considera saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e cumpre o grande desafio em benefício da população simõesfilhense, e, sobretudo, a proteção dos recursos ambientais.

Vereador Erivaldo Canjirana (PSL)

De acordo com Canjirana, “muitos bairros de Simões Filho, ainda sofrem com gambiarras sanitárias, muitas delas, desenvolvidas pelos próprios moradores, como meio de intervenção”, e neste sentido, o “momento é de total felicidade de ver uma importante indicação na Casa Legislativa ser coloca em prática, mesmo que atendendo a uma Legislação, todavia, percebe-se o comprometimento e a sensibilidade de um Gestor Municipal que em apenas 2 anos e 10 meses à frente da Prefeitura, se preocupa com um área que é questão de saúde e acima de tudo, um patamar no avanço do município que está localizada na Região Metropolitana de Salvador”.

Com uma postura técnica, o vereador esclarece ainda que o “saneamento básico faz parte da estrutura base de qualquer região, como água e energia”, e sinaliza que “define o decorrer de outros fatores, principalmente a saúde e qualidade de vida, tornando um município saudável”.

Durante a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, audiências públicas deverão ser discutidas com a população e Câmara de vereadores e depois de pronto, o projeto será encaminhado pelo Executivo Municipal à Casa Legislativa, onde será apreciado e, após aprovado pelos edis, o Governo Municipal estará executando o PMSB. Vale lembrar que, o PMSB, prevê o cumprimento das normas e como fazer os investimentos de questões diárias como enchentes e esgotamento sanitário nos mais diversos bairros simõesfilhenses.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também