Vereador Elimário Lima destaca parceria da Belov Engenharia com a comunidade; Aleixo vai receber título de cidadão simõesfilhense

Vereador Elimário Lima destaca parceria da Belov Engenharia com a comunidade; Aleixo vai receber título de cidadão simõesfilhense

- Em Destaque

REDAÇÃO REDE IMPRENSA / MARCOS CASTELLI 

Com o propósito de elevar o desenvolvimento em diversas áreas, em especial, ascender à atividade turística no distrito de Mapele, localizado ao fundo da Baía de Todos-os-Santos, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em entrevista na manhã desta segunda-feira (12/08), o vereador simõesfilhense, Elimário Lima (PSDB), presidente da Comissão de Justiça na Câmara Municipal, destacou a importância da responsabilidade social por parte da empresa Belov Engenharia que tem contribuído em inúmeras ações realizadas dando apoio e fortalecendo a parceria com lideranças e a comunidade.

De acordo com o parlamentar, a Belov Engenharia tem feito brilhantemente a sua responsabilidade social, isso porque, além de abrir portas para muitas pessoas na comunidade de Mapele e diversos bairros do município, sempre tem estado à disposição nas ações comunitárias. “Tenho aqui uma empresa [Belov] parceira tanto da comunidade como das lideranças e que sempre se colocou a disposição da comunidade para ajudar de modo geral, ou seja, ajudar a coletividade”, disse o vereador Elimário Lima.

A Belov Engenharia tem como sócio-proprietário o engenheiro e navegador Aleixo Belov e possui experiência nas áreas da Engenharia Portuária e Subaquática. A empresa inaugurou sua filial no distrito de Mapele em 1994.

Aleixo Belov /Foto: Divulgação

O vereador reforça ainda que a empresa tem uma prestação de serviços muito grande na comunidade e já empregou muitas pessoas e continua empregando. “Aqui tem muitas famílias da comunidade que estão empregadas, além disso, muitos jovens que não tinham nenhuma expectativa de vida, hoje após entrar na Belov se ascenderam profissionalmente, a empresa qualificou a mão-de-obra e trouxe dignidade tirando esses jovens de situações de vulnerabilidade social e hoje muitos são pais de famílias e têm suas casas estruturadas e uma vida estabilizada”, declara o legislador.

Além disso, na área da Educação, narra Elimário, a Belov já levou cursos do SESI para Mapele, ofertou diversos cursos como supletivo formando vários jovens, e sempre tem sido uma grande parceira nas festas tradicionais como a “Festa dos Pescadores”, a “Travessia a Nado”, e tantas outras ações como nas datas comemorativas a exemplo do “Dia das Crianças”, “Dia das Mães”, “Páscoa”, entre outras. “Sempre a Belov tem se colocado à disposição, é uma grande parceira”, reafirma.

Ao estabelecer o foco na atração turística e Meio-Ambiente, pela visão e potenciais atributos naturais de Mapele, Elimário destaca também a disponibilidade da Belov Engenharia na conservação de algumas áreas como a Prainha da Caravela. “A empresa disponibilizou equipamentos, Patrol e homens para trabalhar juntos com conosco. Limpamos toda à área, inclusive, estamos buscando junto à Belov cada vez mais esta parceria de fazer a Prainha da Caravela umas das áreas mais turísticas de Simões Filho, porque precisamos resgatar o potencial turístico que nós temos como também na Praia da Capadócia, onde sempre a empresa tem nos dado o apoio”.

Limpeza na área da Prainha da Caravela

A área do esporte tem sido um dos maiores carros chefes firmados com a parceria junto à empresa. “A empresa tem nos ajudado a recuperar alguns campos, doação de traves, padrões de camisas, bolas, tem contribuído muito com sua responsabilidade social e sei que fará muito mais e esta parceria forte entre comunidade, Belov e Prefeitura, é muito importante para que as coisas se desenvolvam cada vez mais na nossa comunidade e é esse nosso propósito e objetivo, pontuou Elimário Lima.

Engenheiro Aleixo Belov vai receber Título de Cidadão Simõesfilhense

Em entrevista, o vereador Elimário Lima, disse que diante dos serviços prestados à comunidade de Mapele e toda Simões Filho, em novembro, vai conceder o Título de Cidadão Simõesfilhense ao ucraniano, radicado na Bahia, Aleixo Belov.

Aleixo Belov (Centro) ao lado do vereador Elimário Lima

Com uma trajetória de vida com tantos desafios e superação, Aleixo Belov já deu cinco voltas ao mundo com veleiro e tem 76 anos de idade. Ele é ex-professor de engenharia civil, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, além disso, recebeu diploma da Marinha do Brasil por ser o primeiro velejador brasileiro a completar uma volta ao mundo em solitário, num barco à vela, numa época em que não existia o GPS (Sistema de Posicionamento Global) para navegação.  Nascido na cidade de Merefa, Ucrânia, Aleixo Belov adotou a Bahia como estado para viver.

Aleixo é escritor e narrou sua primeira viagem no livro “A Volta ao Mundo em Solitário” lançado em 1981 pela Editora Nórdica. Ao todo foram publicados seis livros de sua autoria, onde conta suas aventuras e reflexões.

Foto: Reprodução

Neste mês de agosto completa um ano que o navegador, mergulhador, engenheiro e escritor ucraniano Aleixo Belov voltou do Alasca, nos EUA. A quinta viagem foi registrada no seu livro intitulado: “O Veleiro Escola Fraternidade na Antártica”.

O veleiro construído pelo próprio Aleixo, na quinta volta ao mundo contou com mais dezesseis aprendizes que viajaram com Belov no veleiro-escola Fraternidade. Foram 20 meses de viagem.

Já o barco Três Marias pelo qual realizou três voltas ao mundo e construído por ele, Belov fez a doação de equipamentos e cartas náuticas, pinturas, fotos, vídeos a amigos.

PARCERIA

Questionado sobre a importância das ações e parceria, Lima explica que uma empresa socialmente responsável está constantemente envolvida em ações sociais, o que não se confunde com assistencialismo, e sim com total comprometimento da instituição com sua função social, e nesse sentido, a Belov Engenharia tem contribuído fortemente com ações.

“Se consolidamos esta parceria forte entre Belov e Prefeitura junto com a comunidade conseguiremos fazer de Mapele, um dos maiores pontos turísticos de Simões Filho porque aqui é uma “piscina natural” e nós pensamos também criar uma escola de remo, uma escola de natação, além de reformar as quadras e resgatar cada vez mais o esporte, no intuito de fazer de Mapele um bairro forte no turismo e vamos fazer porque acreditamos nesta parceria: “Belov, Prefeitura, Comunidade e Lideranças”.

Compartilhar: