Vereadores vão homenagear mulheres simõesfilhenses com a medalha Noêmia Meirelles Ramos

Vereadores vão homenagear mulheres simõesfilhenses com a medalha Noêmia Meirelles Ramos

- Em Simões Filho

Em primeira Sessão Ordinária do ano diferenciada das demais, marcada pelo reconhecimento às mulheres indicadas, o plenário aprovou na manhã desta terça-feira, 3, indicações, de autoria dos vereadores, com os nomes de personalidades femininas que serão agraciadas com a concessão da medalha Noêmia Meirelles Ramos. A honraria é entregue anualmente pela Casa Legislativa, sempre no mês de março, quando se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, àquelas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade em diversos segmentos.

Os vereadores protocolaram as indicações junto ao setor de Redação e Debate com as biografias das respectivas mulheres a serem homenageadas. As indicações entraram na pauta de votação na Ordem do Dia da primeira Sessão Ordinária do ano de 2020, após o recesso do Legislativo.

Na tribuna, os edis apresentaram um breve resumo das biografias no momento em que enalteceram a história e o exemplo de vida de cada uma das indicadas.

Durante os trabalhos, os vereadores Láecio Valentim (PSB) e Vel Silva (PRP) tiveram seus requerimentos aprovados em plenário para incluir as indicações com os nomes de suas homenageadas.

Para o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), a iniciativa é o reconhecimento a mulheres que tenham prestado relevantes serviços ao município em diferentes setores.

“O objetivo é valorizar as mulheres protagonistas que se destacaram profissionalmente, que exerceram papel relevante e que contribuem e/ou contribuíram ativamente para o desenvolvimento do município”, enfatizou o presidente.

Em reconhecimento a todas elas, a Sessão Solene que concede a medalha Noêmia Meirelles Ramos, uma das honrarias mais importantes da Casa, será realizada no dia 9 de março, às 14h, no plenário da Câmara, localizado na Praça da Bíblia, s/n, Centro.

Honraria

A Solenidade de entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos foi criada e instituída pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, na época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB) para homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.

A Medalha leva o nome de Noêmia Meirelles Ramos, a segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia.

A escolha das homenageadas é feita por meio de indicações apresentadas pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da medalha.

Todas as indicadas receberão a medalha Noêmia Meirelles Ramos a ser entregue em Sessão Solene na Câmara Municipal. Durante a entrega das medalhas em solenidade, a história de cada homenageada é apresentada à comunidade. Cada um dos 19 vereadores dedica homenagem especial às suas indicadas em reconhecimento pela contribuição de relevantes serviços prestados à comunidade e para o desenvolvimento do município e da população nos variados setores.

*Ascom Câmara | Rafael Santana
Share Button