No dia 31 de maio, encerra-se o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024 (ano-calendário 2023). Em menos de duas semanas do encerramento, 17 milhões de contribuintes ainda não concluíram o procedimento.
Apenas contribuintes de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes não precisarão entregar a declaração antes de 31 de maio. Nesse caso, o prazo se estende até 31 de agosto.
Além disso, as vítimas das inundações serão priorizadas no pagamento do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2024. Os valores serão pagos para cerca de 900 mil declarantes gaúchos no dia 31 de maio e ultrapassam R$ 1,1 bilhão.
Priorizar a restituição aos contribuintes do Rio Grande do Sul foi uma das medidas incluídas pelo Governo Federal no pacote de R$ 50,9 bilhões para auxiliar famílias, trabalhadores rurais, empresas e municípios no Rio Grande do Sul.
O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, diz que a medida foi possível a partir de mudanças no sistema que viabilizaram o fechamento do primeiro lote apenas no dia 15 de maio, em vez do dia 10. As informações são do SBT News.