Rede Imprensa

Ação alusiva ao “Janeiro Branco” acontece na próxima sexta-feira (27) em Simões Filho

Com o intuito de reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental, o grupo de Fibriomiálgicos de Simões Filho, abraça a campanha nacional relacionada ao “Janeiro Branco”, e promove na próxima sexta-feira (27/01), às 9h, uma ação alusiva ao tema. A iniciativa acontece na Praça da Bíblia, Centro da cidade, que fica na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O Janeiro Branco foi instituído em 2014. A escolha do mês se deu em função de janeiro ser o mês em que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano que se inicia.

De acordo com a coordenadora do grupo de Fibriomiálgicos, Márcia Felix, a programação inclui palestra com foco na prevenção do adoecimento emocional que será ministrada por pessoas ligadas aos Direitos Humanos. Ela acrescenta ainda que, titulares das pastas municipais da Saúde e Esporte, Iridan Brasileiro e Sirliane Ribeiro, respectivamente, também foram convidadas.

Também participam e abraçam a causa, a madrinha do grupo, a ex-secretária de Saúde, Poliana Rocha e o padrinho, o vereador Eri Costa, que no ano passado apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Fibromialgia em Simões Filho, e que assegura às pessoas nessa condição, filas preferencias e vagas de estacionamento preferencial. O PL foi sancionado pelo Prefeito Dinha, no dia 22 de julho de 2022.

O QUE É O JANEIRO BRANCO?

É uma campanha criada e promovida por psicólogos, que tem como objetivo estimular a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

O mês de janeiro foi escolhido por simbolizar culturalmente um período de renovação de esperanças e de novos projetos de vida, já que em todo fim de ano avaliamos o que passamos e planejamos o que está por vir.

A campanha Janeiro Branco propõe o debate e a elaboração de ações em benefício de nosso bem-estar, com a pretensão de difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

Por: Ozenildo Luís Bomfim Ramos


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também