Rede Imprensa

ACM Neto vai receber Título de Cidadão Simõesfilhense

O ex-prefeito de Salvador e por inúmeras vezes melhor prefeito do Brasil, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, popular “ACM Neto” (DEM), um dos articuladores da fusão DEM-PSL, que passará a se chamar “União Brasil”, irá receber o Título de Cidadão Simõesfilhense, uma iniciativa do vereador Jackson Franklin Santos Bomfim.

Foto: Divulgação

A mais alta honraria da Casa Legislativa está marcada para o domingo, 07 de novembro – Dia da Emancipação Política de Simões Filho que estará comemorando 60 anos.

Em entrevista ao site “O Kotidiano”, o vereador falou sobre a homenagem.“ACM Neto é uma importante liderança política no cenário nacional, presidente nacional do Democratas atual União Brasil, se destacou na administração pública como melhor prefeito do Brasil por vários anos e se destaca como grande articulador político, além de liderar as pesquisas o que indica que será o próximo governador da Bahia. É uma honra a Câmara conceder esse Título de Cidadão Simõesfilhense”, disse Jackson Bomfim.

A Indicação de nº 207/2021 será votada pelos vereadores na Sessão Ordinária da Câmara de Simões Filho nesta terça-feira (26).

BIOGRAFIA ACM NETO

Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto (Salvador, 26 de janeiro de 1979) é um bacharel em Direito, político brasileiro e ex-prefeito de Salvador.

É neto do falecido Antônio Carlos Magalhães (ACM), sobrinho de Luís Eduardo Magalhães e filho de Antônio Carlos Magalhães Júnior (diretor da Rede Bahia), e herdeiro político de uma das mais tradicionais famílias políticas do país. Foi eleito prefeito de Salvador em 2012 e reeleito em 2016.

É descendente de libaneses, por parte da avó Arlette Maron. A família Maron foi uma das primeiras famílias libanesas a estabelecer-se no sul da Bahia, mais precisamente na cidade de Itabuna.

Funções e cargos políticos

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, desde muito jovem militou na política, foi assessor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, de 1999 a 2002. Em 2002, foi eleito deputado federal, sendo o candidato mais votado da Bahia pelo PFL (atual DEM); assumiu o mandato de 2003 a 2007. Neste período, ficou em evidência na mídia por conta de sua participação na CPI dos Correios.

Reelegeu-se deputado nas eleições de 2006, tomando posse em 1 de fevereiro de 2007. Candidato à prefeitura de Salvador em 2008, não alcançou votação o suficiente para ir para segundo turno. Nas eleições de 2010, reelegeu-se deputado federal, sendo o mais votado da Bahia e o oitavo mais votado no Brasil.

Nas eleições de 2012, foi eleito prefeito de Salvador no segundo turno, com 53% dos votos.

Nas eleições de 2016, foi reeleito para o cargo de prefeito de Salvador, no primeiro turno, com 74% dos votos. Em 2018, assumiu a presidência nacional do DEM.

Atualmente participou das articulações para a fusão DEM-PSL, partido que passará a se chamar União Brasil, além disso, lidera a pesquisa para o Governo da Bahia para às eleições de 2022. Neto segue firme por diversas cidades baianas, participando do Movimento Pela Bahia.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também