Com uma expressiva maioria de 61 votos, o deputado Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito nesta segunda-feira (3) presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para o biênio 2025-2026. Menezes, que já havia comandado a Casa nos biênios 2021-2023 e 2023-2025, reafirma sua liderança no parlamento baiano ao ser reconduzido ao cargo. O único voto dissidente partiu do deputado Hilton Coelho (PSOL), que optou por não apoiar a reeleição do presidente.
Mesa Diretora definida
A nova composição da Mesa Diretora da Alba também foi definida. A deputada Ivana Bastos (PSD) conquistou a primeira vice-presidência com 56 votos, consolidando sua posição de destaque dentro do Legislativo. As demais vice-presidências ficarão a cargo de Marquinho Viana (PV), Hassan (PP) e Laerte do Vando (Podemos), que ocuparão, respectivamente, a segunda, terceira e quarta vice-presidências.
No comando da Secretaria da Casa, os eleitos foram Samuel Júnior como primeiro-secretário, Kátia Oliveira na segunda secretaria, Victor Azevedo na terceira e Fábricio Falcão na quarta.
Abertura dos trabalhos legislativos
Com a nova Mesa Diretora empossada, Adolfo Menezes convocou uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos legislativos, marcada para quarta-feira (5), às 10 horas. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que apresentará a tradicional mensagem ao Legislativo baiano, destacando as prioridades da gestão para o ano.