Marcos Castelli | Rede Imprensa
A advogada Márcia Lavigne Hohlenwerger foi reeleita para o cargo de presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na vice-presidência, o advogado João Luiz Freitas dos Santos foi reeleito e permanece no cargo para os próximos três anos.
A OAB da Bahia realizou na última quarta-feira (24), eleições na capital e no interior do estado para o triênio 2022/2024. As eleições aconteceram no Centro de Convenções, em Salvador, e em 42 endereços distribuídos nas 36 Subseções do interior do estado.
A Subseção de Simões Filho é composta pelas Comarcas de Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Saubara. A criação da Subseção ocorreu em 06 de dezembro de 2018. “A vitória na criação da Subseção decorreu de um longo trabalho por mim perpetrado e por companheiros fiéis que hoje apoiaram a minha reeleição”, disse a Dra. Márcia Lavigne, ao site “Rede Imprensa”.
A primeira diretoria da OAB da cidade foi empossada em maio de 2019. Já a atual chapa vencedora, conta com mais três pessoas: Zurita Jeanny de Moura Chiacchiaretta – Secretária Geral; Maria Piedade Burgo Santana – Secretária Geral Adjunto e Valério Souza Cajuí – Diretor Tesoureiro.
De acordo com a Dra. Márcia Lavigne, durante o primeiro triênio, foram 2 anos e 2 meses de muitas dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, ou seja, com apenas 9 meses de atividades presenciais, e os demais de forma virtual, e com o gravame de não ter uma Sede própria.
“Nossa Subseção teve muito trabalho, acredito maior teria em um panorama normal, mas nem por isso se manteve inerte, agiu”, explicou Lavigne.
Apesar das dificuldades, iniciativas foram conquistadas pela diretoria no primeiro triênio. “Dialogamos com as mais diversas autoridades; viabilizamos pleitos urgentes, imprescindíveis à advocacia local durante a pandemia, como o cadastramento dos advogados, por e-mail, para facilitação de saque de alvarás junto às instituições bancárias, além disso, providenciamos o treinamento inédito, realizado de forma remota, a implantação do SISCONDJ, sistema de alvará eletrônico nas Comarcas de Santo Amaro e Candeias, facilitando, assim, em meio a uma pandemia, a transferência bancária de honorários diretamente para conta fornecida pelo advogado”, disse a presidente.
Ainda em meio à pandemia, a advogada destaca que “tão logo, dispôs dos contatos das assessorias dos magistrados da Comarca que foram disponibilizados para a classe e como ponto máximo, a diretoria conseguiu impedir o fechamento de Fóruns que integram a Subseção”.
Entre outras atividades realizadas estão: a forte fiscalização do exercício profissional, alguns dos casos com repercussão estadual, agindo em defesa da advocacia local, como o desagravo na cidade de Candeias. Além disso, nos primeiros meses, a diretoria da Subseção promoveu diversos eventos presenciais como: vacinação dos advogados contra diversas doenças; confraternização comemorativa do Dia dos Advogados, Final de Ano; manicure, entre outros.
Vale salientar também a realização da campanha de vacinação nos anos 2020 e 2021 e a entrega de auxílio alimentar aos advogados que necessitavam do apoio.
Ainda segundo a presidente, Dra. Márcia Lavigne, em agosto de 2021, a diretoria se reuniu com o Juiz Diretor dos Fóruns Trabalhista e Cível, e dessa reunião conseguiu a vitória de abrir os fóruns para os advogados, através de agendamento com a Subseção local, por e-mail e abertura da Sala da diretoria no Fórum Trabalhista.
A nova diretoria da subseção OAB-Simões Filho, deve ser empossada em janeiro de 2022, após a posse da diretoria geral da OAB-Bahia.