A Deputada Estadual Kátia Oliveira (UNIÃO), durante Sessão Ordinária realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (17), usou a tribuna da Casa Legislativa, e cobrou do Governo do Estado providências sobre a demora na fila de regulação, em especial, sobre leitos de UTI pediátrica.
“Espero que a regulação seja remodelada na Bahia, diminuindo o tempo-resposta entre a solicitação e a garantia do leito. Por isso, apresentei o programa Fila Zero (IND nº 26.585/2023) que visa reduzir as filas contratando leitos, exames e consultas na iniciativa privada, realizando mutirões itinerantes e o corujão da saúde nas Policlínicas Regionais. Assim, vamos garantir o acesso ao direito fundamental à saúde a todos os baianos e baianas”, pontuou a legisladora baiana.
De acordo com o texto da sua Indicação que versa sobre o Programa Fila Zero, a parlamentar argumenta que a saúde é uma das obrigações mais importantes do Estado e ressalta ainda que a demora no atendimento à saúde pode representar um grave risco à vida dos pacientes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade econômica e sem plano de saúde.
A indicação da Deputada Kátia Oliveira também leva em consideração a realidade do atendimento especializado, de urgência e de alta complexidade do estado da Bahia, que está sujeito ao regime de regulação de pacientes, o que tem causado uma grande demora na efetivação dos atendimentos. A proposta de uma “Fila Zero” inclui a adoção de novas estratégias para reduzir ou eliminar a fila de espera na Central Estadual de Regulação, em parceria com os municípios.
A parlamentar ressalta que o governo deve diversificar as estratégias para resolver esta grave situação que afeta a população do estado, principalmente a parcela mais vulnerável.