Rede Imprensa

Andrea Almeida indica iniciativa para reinserção de mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho

Por: REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

Na última terça-feira, 18 de março, durante  Sessão Ordinária, a vereadora Andrea de Souza Almeida apresentou a Indicação nº 27/2025 na Câmara Municipal de Simões Filho. A proposta solicita ao Poder Executivo a criação do Projeto ‘Recomeçar com Dignidade’, uma iniciativa voltada à empregabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica, por meio de parcerias com empresas privadas.

A justificativa da vereadora destaca a amplitude da violência doméstica, que atinge mulheres de todas as idades, classes sociais, raças, crenças e níveis educacionais. Além disso, enfatiza o impacto negativo desse problema nas crianças e adolescentes que convivem nesse ambiente abusivo. Segundo Almeida, a violência contra a mulher não afeta apenas as vítimas diretas, mas toda a família.

Vereadora Andrea Almeida (União Brasil) | Foto: Lorenzo – CMSF

O objetivo central do projeto é oferecer novas oportunidades para essas mulheres, permitindo-lhes reconstruir suas vidas com dignidade. A iniciativa visa promover a independência financeira e a reintegração social, combatendo a dependência econômica que, muitas vezes, aprisiona as vítimas em relações abusivas.

Andrea Almeida ressaltou sua experiência de nove anos como primeira Secretária de Políticas Públicas para Mulheres do município, destacando os vários relatos e depoimentos que ouviu de mulheres presas em ciclos de violência por não possuírem autonomia financeira. Ela também mencionou a existência de programas já implementados, como o Bolsa Auxílio Maria da Penha, de autoria da deputada Kátia Oliveira na ALBA e que foi abraçado pelo ex-prefeito Dinha e vereadores na gestão anterior, e que auxiliam mulheres a acreditarem em um recomeço.

Apoio e ampliação da proposta

A proposta recebeu amplo apoio dos vereadores. O edil Jailson Jajai (PL) sugeriu que o projeto fosse desenvolvido diretamente pela Câmara Municipal. Andrea Almeida acolheu a sugestão e abriu a possibilidade de subscrição da matéria para que todos os vereadores pudessem fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres da cidade.

Com a aprovação da matéria e o apoio da Câmara, espera-se que o Projeto ‘Recomeçar com Dignidade’ seja uma realidade em Simões Filho, transformando vidas e proporcionando um futuro mais seguro e independente para mulheres que enfrentam situações de violência doméstica.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também