Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli
Um ato comemorativo alusivo aos dois anos de implantação e mil vidas assistidas no 1º Centro de Unidade de Terapia Intensiva – Ajurimar Tolentino dos Santos, no Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF), foi realizado na tarde desta terça-feira, 12 de dezembro, no Salão de Convivência da Unidade Hospitalar que se consolidou como resolutiva por acolher e tratar pacientes com AVC, infarto, politraumas e outras patologias que demandam cuidados intensivos.
O evento que teve como destaque, a apresentação de números e resultados obtidos ao longo dos últimos 2 anos, contou com a presença do prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira; do vice-prefeito, Sid Serra; do presidente da Câmara, Del Cristo Rei; da secretária de Governo, Simone Costa; da secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, demais secretários e vereadores, além do presidente da Fundação Fabamed, Dr. José Saturnino Rodrigues; da coordenadora da UTI, Dra. Isabel Mendonça e equipe, profissionais da Saúde e imprensa local.
Os primeiros 10 leitos de UTI do Hospital Municipal completou no dia 06 de dezembro, 2 anos de prestação de serviços à população e já alcançou 1.000 pacientes, sendo que 75% desses pacientes sobreviveram, ou seja, tiveram alta médica e retorno ao aconchego de suas famílias.
Com recursos próprios do município, a aquisição é uma das grandes ações realizadas pela gestão do Prefeito Dinha Tolentino. “Hoje é um dia especial porque estamos celebrando mil vidas que passaram pela UTI, um projeto, um sonho que muitos não acreditavam e achavam impossível, mas quando a gente confia em Deus, ele faz o impossível acontecer e Deus colocou pessoas qualificadas ao meu lado”, pontuou o mandatário municipal durante o ato comemorativo.
Na oportunidade, o prefeito fez questão de garantir o seu compromisso. “Enquanto eu tiver como prefeito, não vai faltar o dinheiro pra manter a UTI funcionando. É um compromisso primeiro com Deus e depois com o povo de Simões Filho”, disse.
Na avaliação da secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, os 10 leitos de UTI representam o compromisso com a manutenção da vida e o cuidado com os simõesfilhenses. Para o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, o Hospital Municipal de Simões Filho deixou de ser ‘transbordo’ e hoje muito mais resolutivo, é fruto do empenho e dedicação de todo equipe de profissionais e corpo administrativo. A coordenadora médica da UTI do HMSF, Dra. Isabel Mendonça disse se sentir orgulhosa pelo trabalho junto com à sua equipe.
A UTI do Hospital de Simões Filho é composta por uma equipe multidisciplinar formada por: médico (diarista e plantonista); enfermeiro; técnico de enfermagem; fisioterapeuta; psicólogo; nutricionista e fonoaudiólogo.
A Unidade dispõe de 10 leitos totalmente equipados; um carro de emergência com desfibrilador e cardioversor; aparelho de ultrassom; aparelho de eletrocardiograma; Raio-X móvel; monitor multiparamétrico de transporte; máquina de diálise Prismaflex; farmácia satélite; exames laboratoriais e exame de imagem.