Rede Imprensa

Audiência debate transporte público de Simões Filho; “O Prefeito Dinha tem uma coragem muito grande de transformar”, diz Simone Costa

Marcos Castelli | Rede Imprensa

Uma importante discussão sobre o sistema de transporte público municipal foi realizada pela Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), na manhã desta sexta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal. A secretária de Governo, Simone Costa, representou o Prefeito Dinha Tolentino (MDB), na Audiência Pública, que foi presidida pelo secretário de Mobilidade Urbana, Jailson Soares Bispo, no intuito de cumprir o papel social e empenho da administração que tem o interesse de ouvir as categorias, regulamentar e organizar o transporte público e oferecer um sistema de qualidade aos munícipes.

“O Prefeito Dinha tem nos cobrado para que possamos regulamentar este sistema e também organizar. É uma missão importante e essa primeira Audiência Pública marca o início do andamento e avanços dessa iniciativa”, disse Jailson Soares Bispo, popular “Jajai”, secretário de Mobilidade Urbana.

De acordo com Simone Costa, secretária de Governo, todos os dias a administração municipal tem buscado soluções para a questão do transporte, entretanto, não simplesmente uma solução qualquer, mas uma solução que atenda aos anseios tanto daqueles que prestam serviços, como também da população.

“O Prefeito Dinha tem uma coragem muito grande de transformar e quer transformar estas realidades. Ele está preocupado em mudar a situação que hoje estar aí e que a gente vem sofrendo há muitos anos aqui no município, mas estamos buscando junto à equipe técnica da SEMOB, e o prefeito tem nos cobrado isso, um transporte de qualidade, com segurança, que atenda todos os bairros, com horários regulares, um transporte seguro, digno e de qualidade”, enfatizou Simone Costa.

Durante a Audiência Pública, o titular da pasta de Mobilidade Urbana apresentou as propostas de melhorias e padronização, além do levantamento feito pela secretaria com números de mototáxis, táxis e vans que rodam na cidade.

A iniciativa do Poder Público está amparada no Estatuto das Cidades – Lei 10.257/01, com suporte no Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal – Lei 995/16. Entre as pautas que serão abordadas também nas demais audiências estão: a criação do Conselho de Segurança, Transporte e Trânsito do Município e do Plano Diretor do Sistema de Transporte Intramunicipal.

Atualmente técnico na SEMOB, Alberto Avellar fez uso da palavra e narrou um breve histórico do sistema de transporte público na cidade. “O sistema de transporte vem sofrendo um verdadeiro caos há mais de 15 anos”, disse. Ele narrou o período das kombis, que foi obrigado a tirá-la por questão de segurança, como também os 60 microônibus que participaram do sistema de transporte.

“Essa preocupação o prefeito Dinha tem tido desde 2017, é óbvio que a gente sabe que existiu alguns entraves, como já tivemos outras audiências nesta Casa falando do transporte, então no dia a dia o prefeito tem nos cobrado uma agilidade para que dê mais conforto a todos e a todas as categorias porque estamos todos no projeto de qualidade do transporte e saibam que o prefeito realmente tem a coragem de transformar e ir pra cima para juntos buscarmos soluções para que todos assim sejam atendidos”, acrescentou a secretária de Governo.

A Audiência foi transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal e da Prefeitura e foi aberta a participação popular como representantes e imprensa que puderam fazer sugestões e questionamentos que foram respondidos pela Mesa.

Entre representantes de categorias estiveram presentes, o Sr. Dário (CONFORTRANS), Sra. Jamile (COOTFCA) e o Sr. Jailson Santos (ATASF). Marcou presença também no encontro, o empresário e presidente da ACOSIF, Antônio Carvalho.  O presidente da Câmara Eri Costa, presidente da Comissão de Transportes, vereador Everton das Placas, demais vereadores, Dr. Jarbas Magalhães, secretários municipais e chefes de gabinete marcaram presença na Audiência.

“A gestão do prefeito Dinha é uma gestão do diálogo e uma gestão que quer ouvir o munícipe para juntos nós construirmos uma solução para o transporte de Simões Filho, assim como nós estamos fazendo nesse momento”, concluiu  Simone Costa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também