Rede Imprensa

Audiência Pública na Câmara, apresenta resultados da Unidade de Terapia Intensiva de Simões Filho

Uma Audiência Pública com o objetivo de apresentar os resultados do primeiro Centro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de Simões Filho, com 10 leitos para o perfil adulto geral foi realizada na manhã desta quarta-feira (07/06), pela Câmara Municipal de Vereadores. A audiência foi solicitada e presidida pelo vereador Adailton Caçambeiro e contou com a presença da secretária de Saúde, Iridan Brasileiro; da coordenadora da UTI, Dra. Isabel Mendonça e do coordenador de Fisioterapia, Dr. Balbino Nepomuceno.

“Entendendo que a vida é o nosso bem maior, esse foi um grande investimento, dentre outros, da gestão do prefeito Dinha. E isso tudo só é possível porque nós temos um prefeito que é sensível às necessidades da população, que tem a Câmara parceira nessa construção, através dos vereadores e que junto com a Secretaria de Saúde, junto com o Hospital Municipal e equipe da UTI, planeja adequadamente a aplicação desses recursos”, pontuou Iridan Brasileiro, secretária municipal de Saúde.

Inaugurada no dia 06 de dezembro de 2021, pelo prefeito Diógenes Tolentino, a Unidade de Terapia Intensiva com 10 leitos foi implantada com 100% de recursos próprios do município. “A gente não tem nenhuma contrapartida estadual, nem federal. Já solicitamos ao Ministério da Saúde a habilitação, mas exige um fluxo e um tempo resposta sobre isso, então, o custeio da UTI hoje é 100% recurso próprio”, acrescentou a titular da pasta da Saúde.

Para Iridan Brasileiro, a UTI não é mais um sonho da população, ela hoje é uma realidade do município de Simões Filho. “É um equipamento que chegou e irá ficar para à população simõesfilhense, e como é bom poder participar desta construção de um projeto tão importante e que traz um resultado tão fantástico”, disse.

A coordenadora da UTI, Dra. Isabel Mendonça juntamente com o Dr. Balbino Nepomuceno, coordenador de Fisioterapia da UTI, apresentaram resultados a exemplo da análise de desempenho da UTI do HMSF e indicadores da qualidade de gestão e projetos futuros.

De acordo com dados apresentados em relação aos pacientes internados, a Unidade de Terapia Intensiva, recebeu em dezembro de 2021 (de 06 a 31/12), 24 pacientes. Em 2022, 444 pacientes e de janeiro a maio de 2023, 208, totalizando, 676 pacientes internados em 1 ano e 6 meses de atendimento. O perfil epidemiológico dos pacientes na UTI, indica que 71% dos pacientes chegam via emergência. Já a média de idade da população atendida é de 60 anos. Outro dado extremamente positivo: 77% dos pacientes saíram da UTI com vida.

Por fim, a secretária Iridan Brasileiro enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Dinha.

“É uma gestão que pensa dessa forma, temos um prefeito que é sensível e o trabalho não envolve só recurso, mas principalmente, cuidado e humanização desse cuidado. Ele envolve o sentimento de salvar a vida, mas salvar com zelo, salvar com amor e dedicação e é isso que tenho visto diariamente, porque acompanho o processo dentro das unidades. A equipe da UTI investindo tudo que tem em tecnologia, é claro, é importante, é uma unidade de alta complexidade, mas também investindo tudo que tem em humanização, em zelo, amor e dedicação aos nossos pacientes e os resultados têm sido muito positivos”, concluiu.

A Audiência Pública presidida pelo vereador Adailton Caçambeiro (PSDB), ainda contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Del Cristo Rei (PSC); do presidente da Comissão de Saúde, Eri Costa (MDB), demais vereadores e do presidente da Fundação Fabamed, Dr. José Saturnino Rodrigues.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também