Rede Imprensa

Autor da Lei, Eri Costa comemora entrega da Carteira de Identificação para Pessoas com Fibromialgia

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

Autor da Lei nº 1255/2022, que instituiu em Simões Filho, o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, o vereador Eri Costa (PL), comemorou nesta quarta-feira (11) a entrega da Carteira de Identificação para Pessoas com Fibromialgia.

Ação: FEVEREIRO ROXO realizada no dia 29 de fevereiro – Iniciativa conscientiza a sociedade sobre Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus

O 1º lote de Carteiras de Identificação para Pessoas Fibromiálgicas foram entregues na última terça-feira (10), pelo Prefeito Diógenes Tolentino e pela secretária da Saúde, Iridan Brasileiro, no Auditório do CECAD, localizado na Praça da Bíblia. O ato contou com a presença da coordenadora do grupo de Fibromiálgicos de Simões Filho, Márcia Félix.

Eri Costa comemorou e aproveitou para incentivar às demais pessoas que são portadoras da Fibromialgia a procurarem o grupo de Fibromiálgicos da cidade. “A gente defende essa bandeira e existe um grupo grande de fibromiálgicos na cidade, e a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia vai dar acesso a estacionamentos, prioridade nas filas e diversos benefícios para as pessoas com Fibromialgia. Se você é uma pessoa que tem Fibromialgia procure o grupo Associação dos Fibromiálgicos que a gente tem colaborado bastante para que essas pessoas sejam contempladas”, disse o parlamentar em vídeo postado nas suas redes sociais.

Vereador Eri Costa, ex-presidente da Câmara no biênio 2021-2022, atual presidente da Comissão de Saúde

A Fibromialgia, também conhecida como Fibromiosite, Fibrosite ou Miofibrosite, é caracterizada pela Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma síndrome dolorosa crônica no sistema músculo-esquelético. A doença afeta aproximadamente 3% da população brasileira, atingindo principalmente mulheres.

“A gente precisa reconhecer o sofrimento das pessoas que sofrem com Fibromialgia e o que eu fiz, foi dar visibilidade àquelas pessoas que sofriam no anonimato, sofriam muitas das vezes, reclusos dentro de casa, se deprimindo, porque muitas vezes o fibromiálgico passa por situações de preconceito e discriminação pelo desconhecimento da doença”, enfatizou Eri Costa, autor do projeto que se tornou a Lei nº 1255/2022.

O parlamentar participou de reuniões com o prefeito Dinha junto com o Grupo de Fibromiálgicos de Simões Filho, e apoiou diversos eventos, como o Fevereiro Roxo para dar visibilidade à causa. A entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia é um grande avanço e passo importante para uma melhor qualidade de vida desse público.

“Quero agradecer ao Prefeito Dinha pela sua sensibilidade e à secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, por reconhecerem a importância disso para a sociedade. Seguiremos sensíveis, nos importando com aquilo que o povo precisa. Essa é uma vitória de todos nós”, comemorou Eri Costa.

Márcia Felix é coordenadora do Grupo de Fibromiálgicos de Simões Filho

A Lei Municipal foi aprovada na Câmara de Simões Filho no dia 28 de junho de 2022 e sancionada pelo Prefeito Diógenes Tolentino no dia 22 de julho de 2022. De autoria de Eri Costa, a Lei assegura às pessoas nessa condição, filas preferencias e vagas de estacionamento preferencial, entre outras prioridades, além do dia 12 de maio como Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também