Redação Rede Imprensa | Marcos Castelli
O Prefeito Diógenes Tolentino e a primeira-dama e Deputada estadual, Kátia Oliveira, neste domingo (29) – Dia de celebração do Padroeiro da cidade de Simões Filho, São Miguel de Cotegipe, participaram da tradicional missa festiva, realizada após nove noites em preparação (novenário). A comunidade católica festejou os 416 anos de Paróquia. Estiveram presentes na cerimônia, os postulantes ao Executivo Municipal, Del, candidato a prefeito e a vice, Simone Costa que é católica.
A comitiva do alcaide foi à convite do Padre Carlos Fernando. A missa festiva foi presidida pelo Bispo Dom Marco Eugênio Galrão, que celebrou os 416 anos do padroeiro São Miguel de Cotegipe.
Prefeito Dinha, na oportunidade, reforçou o apoio e abraçou os padres: Pe. Rogério Rosa, Pe. Celside, Pe. Rogério e Pe. Reginaldo, assim como os diáconos Djalma, Miguel, Antônio e Marcelo. Durante o evento católico, o Prefeito Dinha e comitiva foram abraçados, o que demonstra o carinho, respeito e convívio harmonioso com os cristãos católicos.
História da Paroquia São Miguel de Cotegipe
A história da Paróquia secular, que celebra os 416 anos, está ligada a chegada de Dom Constantino Barradas, quarto bispo do Brasil às terras da fazenda Dambe, em 1608. Na enseada da Baía de Aratu de cujo cais saíram os navios carregados do que na região fora explorado em direção à Europa, onde construiu a freguesia de São Miguel de Cotegipe.
A freguesia São Miguel, hoje em ruínas, funcionou como a sede da Paróquia até 1934. Depois a sede passou para uma capela na Praça da Bandeira, atual Praça Noêmia Meireles, onde é hoje o Pavilhão do Fogo Simbólico. Em 1992 foi inaugurada a atual matriz de São Miguel de Cotegipe, construída pelo Padre Emile Felix.
As ações sociais são um grande legado da paróquia, que possui centros comunitários de ação social, além disso, atende pessoas carentes e incentiva a evangelização e voluntariado.