Em uma solenidade curta, Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) foram empossados, na manhã deste domingo (1º), como governador da Bahia e vice-governador, respectivamente. O ato aconteceu na sede da Assembleia Legislativa, em Salvador.
A sessão solene contou com a presença de autoridades do estado, como senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD). Por causa da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontecerá na tarde deste domingo, a solenidade de Jerônimo Rodrigues como governador foi mais enxuta. Durou cerca de 1 hora 45 minutos.
O presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), chegou a brincar após fazer um discurso. “Eu ia fazer um discurso a lá Fidel Castro, mas como tem a posse em Brasília, eu antecipei”, disse ele.
Após a execução do Hino Nacional, o governador Jerônimo Rodrigues proferiu a leitura do juramento e, em seguida, o presidente da AL-BA convidou o 1º secretário da Mesa Diretora, o deputado estadual Júnior Muniz (PT), para a fazer a leitura do Termo de Posse e a declaração de bens do governador, que assinou o documento às 8h42 e foi declarado empossado. Em seguida, o vice-governador Geraldo Júnior também foi empossado no cargo.
Em seu discurso de posse, Jerônimo Rodrigues disse que a prioridade nos seus quatro anos de governo será o combate à fome.