Rede Imprensa

Bahia lidera ranking de homicídios dolosos no Brasil em 2023, aponta relatório do Ministério da Justiça

A Bahia foi o estado com o maior número de homicídios dolosos no Brasil em 2023, segundo o Mapa da Segurança Pública 2024, divulgado pelo Ministério da Justiça. Ao longo do ano, 4.620 pessoas foram assassinadas no estado entre janeiro e dezembro. O levantamento é baseado em dados da plataforma Sinesp Validador de Dados Estatísticos, que reúne informações enviadas pelos 26 estados e o Distrito Federal.

Arisson Marinho/CORREIO

Embora os números ainda sejam alarmantes, houve uma redução de 6% no total de homicídios dolosos em relação a 2022. No recorte por cidades, Salvador destacou-se negativamente como a segunda cidade com mais assassinatos no Brasil em 2023, totalizando 986 vítimas, atrás apenas do Rio de Janeiro, que registrou 1.118 mortes.

A Bahia também apresentou números expressivos em outras categorias de violência. O estado ocupou o terceiro lugar no ranking nacional de tentativas de homicídio, com 2.889 casos registrados. Além disso, foi o terceiro estado com mais ocorrências de feminicídio (108) e latrocínio (69), e o segundo com maior número de lesões corporais seguidas de morte (80).

Os dados refletem o desafio enfrentado pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT), em seu primeiro ano de gestão, para reduzir os índices de violência e garantir maior segurança à população.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também