‘A Bahia vai receber mais 178,6 mil doses de vacina contra a Covid-19 até esta quarta-feira e serão distribuídas para todo o estado’, anunciou o governador Rui Costa na noite desta terça (09). Em transmissão nas redes sociais, o petista disse ainda ter negociações avançadas para a compra de doses da vacina russa Sputnik V, mas afirmou que depende de uma autorização explícita do Supremo Tribunal Federal (STF) para aplicação do imunizante.
“A quantidade depende da autorização. Há 10 dias, tínhamos falado em 5 ou 6 milhões. Mas mais de 40 países estão usando a Sputnik. Ninguém vai ficar parando esperando o Brasil comprar vacina“, declarou.
Sobre a possibilidade de ocorrer São João, o governador disse ser “pouco provável” a realização de festejos juninos, dado o ritmo lento de imunização. Ainda na transmissão, o governador listou dois números que, segundo ele, comprovam a eficácia das medidas restritivas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus.
“Uma semana antes [da adoção das medidas], a gente tinha crescido 10 mil casos ativos. Passamos de 10 mil para 20 mil casos ativos. Uma semana depois [das medidas], está no mesmo patamar de casos ativos. Parou de crescer e começou a cair. Além disso, a taxa de positividade dos exames era de 57%. Hoje, está em 47%. Conseguimos reduzir 10%. Quando a doença cresce, não é de vez. Quando cai, também. O início é sempre mais lento”, apontou.