A Bahia enfrenta mais uma trágica confirmação de óbito em decorrência da dengue em 2024. A vítima, um jovem de apenas 17 anos, não resistiu às complicações da doença, enquanto estava internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou o caso.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Feira, esclareceu que a situação foi reportada ao Comitê de Enfrentamento à Dengue do município. Este comitê, em colaboração estreita com a Vigilância Epidemiológica, a Superintendência Municipal de Trânsito e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, adotará as medidas necessárias para lidar com a situação.
“A Prefeitura solicita a colaboração da comunidade, tanto na prevenção para evitar possíveis focos e criadouros do mosquito da dengue, quanto na denúncia ou informação de situações de risco por meio do serviço Fala Feira 156”, diz nota.
O avanço alarmante da dengue na Bahia não se limita apenas a Feira de Santana, conforme evidenciado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que também confirmou registros de duas mortes em Jacaraci, uma em Piripá e outra em Ibiassucê. A situação epidemiológica se agrava ainda mais com o aumento expressivo dos casos prováveis de dengue em todo o estado, alcançando a marca preocupante de 16.771. Este número representa um surpreendente incremento de quase 100% em comparação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis. Diante desse cenário desafiador, é imprescindível as ações de prevenção, controle e conscientização da população do estado.