A edição 2025 da Corrida Sagrada aconteceu nesta quinta-feira (16), pouco antes do cortejo da Lavagem do Bonfim, e teve dois baianos como vencedores do evento. Na categoria masculino, André Santos se sagrou como tricampeão. Já no feminino, Jeane Barreto dos Santos, natural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, finalizou a corrida com o tempo de 22min37.
O campeão André Santos, de 34 anos, completou a prova, de 6,8 Km, em 19min52. O baiano participa há 14 anos de corridas pelo país. “Venho me dedicando cada vez mais e só tenho a agradecer a Deus pelo tricampeonato neste evento que vem crescendo a cada ano. Em 2026 estarei aqui de novo”, afirmou.
Já a vencedora no feminino, Jeane Barreto dos Santos, de 29 anos, vem se destacando nas corridas de rua pelo país. Com apenas três anos em competições, ela foi a terceira melhor brasileira na São Silvestre, onde ficou na 6ª colocação no geral feminino. A atleta profissional começou a correr para fugir de uma depressão e de crises de ansiedade.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, comemorou a procura de turistas às festas populares de Salvador. Segundo ele, o sucesso é visto desde a festa de Santa Bárbara e, durante a Corrida Sagrada, realizada na manhã desta quinta-feira (16), durante as celebrações da Lavagem do Bonfim, não foi diferente.
“A Corrida Sagrada, que é outro produto que a gente tá investindo junto com os setores, com a Federação Baiana de Atletismo. A cada ano que passa a gente tá percebendo que essa competição vai ser transformada na nossa São Silvestre de Salvador. Já é a maior competição do Nordeste. Numa data celebrativa como essa, temos 1.500 mil participantes e, certamente, se o pessoal tivesse aberto 3 mil inscrições, teriam 3 mil participantes”, afirmou.