Rede Imprensa

Baianos registram passagem de “bola de fogo” no céu de diversas regiões do estado

Na mesma semana em que moradores da Chapada Diamantina registraram a passagem de um meteoro, uma “bola de fogo” chamou a atenção no céu de diversas regiões do estado. Dessa vez, o fenômeno foi registrado por moradores de Salvador e Região Metropolitana e de cidades como Lençóis, Jacobina, Guanambi, Juazeiro, Xique-Xique, João Dourado e Feira de Santana.

Foto: Reprodução/Instagram

Nas redes sociais, já circulam imagens de um ponto de luz viajando no céu baiano, em uma trajetória que durou quase um minuto. Em Lençóis, moradores do centro da cidade chegaram a filmar o momento por volta das 22h30.

Ainda não há confirmação do que realmente seja o ponto de luz e onde ele supostamente caiu. Mas uma análise preliminar da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) indica que provavelmente o fenômeno é resultado da reentrada de detritos espaciais de um foguete chinês lançado em 2018. Já em outra teoria levantada pela Astronomiaum, suspeita-se que são destroços do satélite Starlink, da SpaceX, do qual os componentes podem ter falhado antes de atingir a órbita terrestre.

Na noite do último domingo (17), um fenômeno parecido foi visto na região da Chapada Diamantina. Mas, desta vez, além da “bola de fogo” foi visto um clarão no céu. Segundo a Associação Paraibana de Astronomia, esse caso pode ter sido provocado pela queda de meteoritos no solo.

 

*Metro1

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também