Rede Imprensa

Banda Show Contemporânea é campeã do Desfile do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

A Fanfarra simõesfilhense “Banda Show Contemporânea” – do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na tarde desta sexta-feira, 14 de julho, foi premiada como Melhor Fanfarra a se apresentar no Desfile do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, ocorrido no dia 02 de julho, em Salvador. A agremiação também conquistou o 2º lugar na categoria Baliza.

Fotos: Marisa Vianna

A cerimônia de premiação foi promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (SECULT), que realizou a 1ª edição da cerimônia de premiação do Festival de Fanfarras e Balizadores 2023. O evento ocorreu no Espaço Cultural Boca de Brasa, Subúrbio 360, no bairro de Coutos.

“Promovemos a troca de conhecimento entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um objetivo”, disse Elsimar Santana, presidente do projeto que completou no último dia 08 de junho, 21 anos de fundação.

Elsimar Santana

O presidente Elsimar não pôde participar da premiação, mas foi representado pelo diretor da Show Contemporânea, Alisson Campos; pelo regente Henrique Macedo; pela Baliza Fabine Lourenço, além do diretor do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, professor Eudes Rodrigues.

Foto: Paula Fróes

“Uma vez ao ano nos preparamos para desfilar no 2 de julho, data magna da nossa Bahia, e é sempre um momento único, e desta vez, entre inúmeras fanfarras fomos escolhidos pelos jurados como a Melhor Fanfarra que se apresentou no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, e isso é motivo de muito orgulho e satisfação para todos nós integrantes”, afirmou Alisson Campos.

Na oportunidade, o diretor Eudes Rodrigues se emocionou ao agradecer o reconhecimento. “Um problema nos abalou muito e nos impediu de trazer a banda, mas estamos aqui, para agradecer, e dizer que é muito importante para a educação, ter essa integração entre cultura e esporte. Quanto mais gente está aqui, menos jovens estão nas ruas, sujeitos aos problemas sociais”, agradeceu Eudes.

Quatro fanfarras finalistas do concurso se apresentaram: Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Fanfarra da Escola Municipal da Palestina (Famup); e Fanfarra da Escola Municipal Alexandrina Santos Pita – Pirajá (Masp).

A premiação ocorreu nas categorias Melhor Fanfarra e Melhor Baliza, e os três primeiros em cada uma delas foram contemplados com troféus. Na categoria Melhor Fanfarra, os jurados consideraram como critérios a Harmonia; Música; Evolução; e Figurino e Adereços.

A campeã, Banda Show Contemporânea da Bahia recebeu uma placa decorativa a ser fixada no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon. Na categoria Melhor Baliza, foram consideradas a Performance; Figurino e Adereços; Carisma; e Conjunto. A Baliza Fabine Lourenço conquistou o 2º lugar.

O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, responsável pela premiação, também destacou a relevância do evento. “Nossa intenção é aproveitar o bicentenário [da Independência] para dar uma ênfase especial aos grupos, para que ela ultrapasse essas comemorações”, almejou Guerreiro.

Sobre a Banda Show Contemporânea:

Foi fundada em 8 de junho de 2002, com intuito de ser uma atividade extracurricular no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, localizado no bairro Ponto Parada, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A fanfarra completou 21 anos de existência.

Entre as conquistas estão: atual vice-campeã baiana pela Afab-Ba e vice-campeã NorteNordeste 2019. Esse ano se prepara para participar mais uma vez do campeonato baiano.

Composição:

Presidente:

Elsimar Santana

Dirigentes:

Alisson Campos

Henrique Macedo

Gabriel Araújo

Layna Pinheiro

Luanderson Prudêncio

Alexandre Cauã

Igor Souza


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também