A reunião do Conselho do Mercado Comum realizada nesta segunda-feira (5), deu a largada na 61ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e Estados Associados. Ambas as reuniões estão sendo realizadas na cidade de Montevidéu, Uruguai.
Ambos os encontros serão marcados pelo encerramento da presidência de turno do Uruguai e o início da presidência da Argentina no Mercosul. O presidente Jair Bolsonaro (PL), não irá participar do último encontro do bloco como chefe de Estado do Brasil.
De acordo com a CNN Brasil, fontes do Itamaraty informaram que, no lugar de Bolsonaro, irão representar o governo brasileiro o vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS), e o ministro de Relações Exteriores, Carlos França.
Além da cúpula do MERCOSUL, Bolsonaro também não compareceu a outros encontros de Chefes de Estado, como a última reunião do G20 – que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Européia – e a COP 27 — Conferência das Nações Unidas para o Clima, no Egito.