O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta sexta-feira (16) André de Sousa Costa, coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, como novo chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo federal.
André de Sousa assumirá a função no lugar do almirante Flávio Rocha, que estava no cargo havia um mês, desde que o empresário Fábio Wajngarten deixou o posto.
Vinculada ao Ministério das Comunicações, a Secom é a área responsável pela comunicação do governo federal. O órgão gere a verba de publicidade, orienta as campanhas publicitárias do Poder Executivo e faz a interlocução do Palácio do Planalto com veículos de comunicação.
O novo chefe da Secom já atuava no governo federal como assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial da Presidência. André de Sousa é próximo do ex-ministro da Secretaria-Geral Jorge Oliveira, também policial militar do Distrito Federal e que assumiu uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União.
Quando Jorge Oliveira foi indicado para o TCU, Flávio Rocha chegou a ser cotado para o cargo de ministro da Secretaria-Geral. Bolsonaro, no entanto, nomeou Onyx Lorenzoni, que até então chefiava o Ministério da Cidadania.