O estacionamento das antigas instalações da Ford, em Camaçari, ficou lotado na manhã desta segunda-feira (9) para o lançamento da pedra fundamental da BYD. A montadora chinesa assumiu o parque tecnológico da empresa Americana e fez uma cerimônia em um dos galpões para celebrar a parceria com a Bahia. A expectativa é que sejam gerados cerca de 5 mil empregos diretos.
O evento começou com apresentação de um grupo cultural de Camaçari que fez os convidados caírem no samba, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o governador Jerônimo Rodrigues. A BYD vai instalar três unidades fabris em Camaçari, uma de produção de chassis e carros elétricos, outra de pesquisas e a última de processamento de lítio e ferro fosfato. O investimento será de R$ 3 bilhões e a estimativa do governo é de que a produção comece entre o final de 2024 e o início de 2025.
O CEO global da BYD, Wang Chuanfu, contou que a multinacional começou como empresa de baterias e foi ampliando o mercado até se tornar uma das principais produtoras de automóveis do mundo.
“Isso não foi realizado em um dia. Em todos os passos fomos questionados porquê entramos nessa área, mas temos certeza que fizemos a coisa certa porque queremos usar a evolução tecnológica para oferecer uma vida melhor para todos”, afirmou.
Durante o evento os veículos produzidos pela empresa ficaram em exposição no palco e no galpão. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância da energia renovável e se comprometeu oferecer isenção de IPVA para veículos elétricos de até R$ 300 mil. O vice-presidente Geraldo Alckmin falou em seguida e começou o discurso destacando a redução no desemprego do país e da inflação.