Rede Imprensa

Cachoeira dá início às homenagens pela Independência da Bahia com cerimônia histórica

Com o centro histórico tomado por cores, cultura e emoção, o município de Cachoeira foi, mais uma vez, palco do início das celebrações pela Independência da Bahia. Nesta quarta-feira (25), data em que os primeiros movimentos contra o domínio português ganharam força na cidade em 1822, o Governo do Estado transferiu simbolicamente sua sede para o município, em cumprimento à lei estadual de 2007.

Fotos: Joá Souza/GOVBA

A cerimônia foi conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues, que destacou o simbolismo da data e o papel do povo cachoeirano na luta pela libertação. “Ao transferirmos a sede do governo para cá, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da história e com a identidade do nosso povo”, afirmou o governador.

A programação contou com alvorada de fogos, hasteamento das bandeiras, cortejos culturais, missas e o tradicional Te Deum, celebrado há 196 anos na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em homenagem aos heróis da guerra pela independência.

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, ressaltou a força do Recôncavo na formação da identidade baiana. Já o titular da pasta do Turismo, Maurício Bacelar, destacou o potencial da cidade para o turismo cultural, reforçando que investir na preservação e divulgação do patrimônio é uma estratégia de desenvolvimento regional.

As celebrações seguem até o 2 de Julho, data máxima da independência baiana, quando Salvador receberá o ápice dos festejos cívicos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também