Redação: Rede Imprensa / Marcos Castelli
“O sentimento é de orgulho por ser simõesfilhense e poder levar alegria para as crianças e todas as pessoas que enxergam a importância deste projeto”. A frase introdutória foi dita pelo professor Ozenildo Ramos, – um grande homem que utiliza a música como instrumento de prevenção e enfrentamento das vulnerabilidades sociais e que com inúmeras dificuldades e desafios, junto com sua esposa, dona Noeli e suas duas filhas, Dionísia e Quézia, consegue não apenas ofertar habilidades musicais e descobrir talentos, mas resgatar valores culturais, através do Projeto “Sons de um Resgate”.
Há dois anos, professor Ozenildo encontrou em um momento comum a milhares de brasileiros, o “desemprego”, uma força que já existia no coração que é cheio de amor e que vem fazendo a diferença na comunidade da “Cova da Gia”, uma bairro da periferia de Simões Filho. Desde maio de 2015, ele abriu as portas da sua casa e dá aulas de música gratuitamente, atualmente, são 32 crianças, a partir dos 8 anos de idade que vem sendo beneficiadas, por uma porta que traz “esperança” e “transformação social”.
Após repercussão em diversas aparições na imprensa local, baiana e nacional (Rede Globo – programas ‘Encontro com Fátima’ e ‘É de Casa’), neste sábado (05 de agosto), o Projeto “Sons de um Resgate”, abriu as portas, para reunir importantes atores sociais, instituições e representantes de associações que estão engajados para firmar parceria e estabelecer de forma sinérgica avanços e o fortalecimento dos laços comunitários, no tocante a agregar o papel que cada um deve fazer e com o apoio do Governo Municipal.
O encontro que foi nominado “Café Filosófico”, foi muito além das reflexões e contribuições, mas o compromisso de fazer o bem pela cidade de Simões Filho. Estiveram presentes, o Secretário Municipal de Governo, Edson Santana (Kipão), sua esposa a assistente social Carmen Lúcia, o Chefe de Gabinete da Segov, Roberto Short, o gerente de Cultura, Rupiara Costa, a secretária da Segov e assistente social, Amália Leal; a engenheira da Seinfra, Jaqueline Lima, a ex-vereadora Zete Costa que representaram o poder público.
O engajamento das associações de bairros, que tem por finalidade estreitar os laços comunitários e buscar avanços e melhorias dentro das comunidades; se estabeleceu, através, dos dirigentes da Associação de Moradores do Distrito de Pitanguinha, Glauce Mariano (presidente) e Antônio Bocão (vice), a presidente da Associação de Moradores do Cobocó e Lobão, Simone Borges e Margarete Santana (membro da diretoria).
Foi registrada a presença marcante do presidente da Associação dos Universitários de Simões Filho, Silvanei Nascimento e a grande força do Instituto Federal da Bahia (IFBA-Simões Filho), representados pela doutora em Literatura e Cultura, a professora de Língua Portuguesa e coordenadora de Extensão, Jamile Assis e o professor de Língua Portuguesa, Ivo Silva, que representou a coordenação de Pesquisa. Presente também a pedagoga, Arilene Celestino.
Membros da sociedade civil como, o jovem Admilton Oliveira, morador do bairro Cristo Rei e presente no encontro, em sua fala, contou um pouco da sua história de luta para enfrentar o “desemprego”; conseguindo tocar a todos os presentes, a necessidade de avanços na qualificação profissional dos jovens simõesfilhenses.
No encontro ficou estabelecido o pontapé inicial para importantes ações, através da parceria entre Poder Público, Associações, Instituições e Sociedade Civil ali representadas para ampliar o projeto “Sons de um Resgate”, levando atividades musicais para dentro das associações, como também a parceria com o “Corpo de Bombeiro”, por meio da ímpar iniciativa do diretor da Academia, o Major Factum, que com o apoio do IFBA, as crianças, ou melhor “os pequenos músicos e flautistas”, poderão ter treinamentos de prevenção a acidentes, além do projeto “Bombeiro Mirim”.
A Academia de Bombeiros Militar tem a disponibilidade de apoiar o Projeto Social “Sons de um Resgate” e de solicitar ao Comandante Geral do CBMBA, Coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, para que a parceria possa contribuir para o nascimento do “Bombeiro Mirim” no município de Simões Filho.
Em entrevista ao “Rede Imprensa”, professor Ozenildo contou que atualmente dirige um Projeto Piloto da Prefeitura de Simões Filho, o “Coral Municipal Infantil”, que vem sendo desenvolvido em 5 escolas municipais e contempla os bairros (Cova da Gia, Cia I, Centro e Cristo Rei). No total, 170 crianças simõesfilhenses vêm sendo contempladas com a ação que conta também com o apoio do regente auxiliar, Rupiara Costa. O idealizador agradece o apoio do secretário de Cultura, Sidney Serra.
Um novo encontro será agendado para finalizar o processo de execuação das ações.
Apelo:
Quem puder ajudar o Projeto “Sons de um Resgate”, existe uma demanda que é a compra de 32 violinos e 15 flautas Yamaha. Além disso, o projeto quer ampliar o espaço no 1º andar e necessita de materiais de construção para fazer uma escada e colocar as paredes.
Todas informações para ajudar, eventos e participações do projeto podem ser acessadas (AQUI), e também pela Fanpage no Facebook (AQUI), ou pelo WhatsAap: (71) 9 8750 7499