Rede Imprensa

Café Filosófico: “Sons de um Resgate” reúne forças para ampliar projeto social em Simões Filho; confira

Redação: Rede Imprensa / Marcos Castelli

“O sentimento é de orgulho por ser simõesfilhense e poder levar alegria para as crianças e todas as pessoas que enxergam a importância deste projeto”. A frase introdutória foi dita pelo professor Ozenildo Ramos,  – um grande homem que utiliza a música como instrumento de prevenção e enfrentamento das vulnerabilidades sociais e que com inúmeras dificuldades e desafios, junto com sua esposa, dona Noeli e suas duas filhas, Dionísia e Quézia, consegue não apenas ofertar habilidades musicais e descobrir talentos, mas resgatar valores culturais, através do Projeto “Sons de um Resgate”.

Há dois anos, professor Ozenildo encontrou em um momento comum a milhares de brasileiros, o “desemprego”, uma força que já existia no coração que é cheio de amor e que vem fazendo a diferença na comunidade da “Cova da Gia”, uma bairro da periferia de Simões Filho. Desde maio de 2015, ele abriu as portas da sua casa e dá aulas de música gratuitamente, atualmente, são 32 crianças, a partir dos 8 anos de idade que vem sendo beneficiadas, por uma porta que traz “esperança” e “transformação social”.

Após repercussão em diversas aparições na imprensa local, baiana e nacional (Rede Globo – programas ‘Encontro com Fátima’ e ‘É de Casa’), neste sábado (05 de agosto), o Projeto “Sons de um Resgate”, abriu as portas, para reunir importantes atores sociais, instituições e representantes de associações que estão engajados para firmar parceria e estabelecer de forma sinérgica avanços e o fortalecimento dos laços comunitários, no tocante a agregar o papel que cada um deve fazer e com o apoio do Governo Municipal.

O encontro que foi nominado “Café Filosófico”, foi muito além das reflexões e contribuições, mas o compromisso de fazer o bem pela cidade de Simões Filho. Estiveram presentes, o Secretário Municipal de Governo, Edson Santana (Kipão), sua esposa a assistente social Carmen Lúcia, o Chefe de Gabinete da Segov, Roberto Short, o gerente de Cultura, Rupiara Costa, a secretária da Segov e assistente social, Amália Leal; a engenheira da Seinfra, Jaqueline Lima, a ex-vereadora Zete Costa que representaram o poder público.

O engajamento das associações de bairros, que tem por finalidade estreitar os laços comunitários e buscar avanços e melhorias dentro das comunidades; se estabeleceu, através, dos dirigentes da Associação de Moradores do Distrito de Pitanguinha, Glauce Mariano  (presidente) e Antônio Bocão (vice), a presidente da Associação de Moradores do Cobocó e Lobão, Simone Borges e Margarete Santana (membro da diretoria).

Foi registrada a presença marcante do presidente da Associação dos Universitários de Simões Filho, Silvanei Nascimento e a grande força do Instituto Federal da Bahia (IFBA-Simões Filho), representados pela doutora em Literatura e Cultura, a professora de Língua Portuguesa e coordenadora de Extensão, Jamile Assis e o professor de Língua Portuguesa, Ivo Silva, que representou a coordenação de Pesquisa. Presente também a pedagoga, Arilene Celestino.

Membros da sociedade civil como, o jovem Admilton Oliveira, morador do bairro Cristo Rei e presente no encontro, em sua fala, contou um pouco da sua história de luta para enfrentar o “desemprego”; conseguindo tocar a todos os presentes, a necessidade de avanços na qualificação profissional dos jovens simõesfilhenses.

No encontro ficou estabelecido o pontapé inicial para importantes ações, através da parceria entre Poder Público, Associações, Instituições e Sociedade Civil ali representadas para ampliar o projeto “Sons de um Resgate”, levando atividades musicais para dentro das associações, como também a parceria com o “Corpo de Bombeiro”, por meio da ímpar iniciativa do diretor da Academia, o Major Factum, que com o apoio do IFBA, as crianças, ou melhor “os pequenos músicos e flautistas”, poderão ter treinamentos de prevenção a acidentes, além do projeto “Bombeiro Mirim”.

A Academia de Bombeiros Militar tem a disponibilidade de apoiar o Projeto Social “Sons de um Resgate” e de solicitar ao Comandante Geral do CBMBACoronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, para que a parceria possa contribuir para o nascimento do “Bombeiro Mirim” no município de Simões Filho.

Major BM Edinei da Silva Factum dos Anjos

Em entrevista ao “Rede Imprensa”, professor Ozenildo contou que atualmente dirige um Projeto Piloto da Prefeitura de Simões Filho, o “Coral Municipal Infantil”, que vem sendo desenvolvido em 5 escolas municipais e contempla os bairros (Cova da Gia, Cia I, Centro e Cristo Rei). No total,  170 crianças simõesfilhenses vêm sendo contempladas com a ação que conta também com o apoio do regente auxiliar, Rupiara Costa. O idealizador agradece o apoio do secretário de Cultura, Sidney Serra. 

Um novo encontro será agendado para finalizar o processo de execuação das ações.

Apelo:

Quem puder ajudar o Projeto “Sons de um Resgate”, existe uma demanda que é a compra de 32 violinos e 15 flautas Yamaha. Além disso, o projeto quer ampliar o espaço no 1º andar e necessita de materiais de construção para fazer uma escada e colocar as paredes.

Todas informações para ajudar, eventos e participações do projeto podem ser acessadas (AQUI), e também pela Fanpage no Facebook (AQUI), ou pelo WhatsAap: (71) 9 8750 7499


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também