Rede Imprensa

Câmara aprova mais oito concessões de Títulos de Cidadão Simõesfilhense, confira quem receberão a Honraria

Reunidos durante sessão ordinária na última terça-feira (24), vereadores de Simões Filho, menos o democrata Eri Costa que não esteve presente no Plenário, aprovaram oito concessões de títulos de Cidadão Simõesfilhense, a atores sociais que prestam importantes serviços. A Honraria deverá ser entregue no dia em que se comemora a emancipação política do município, 7 de novembro.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade e entre os atores sociais figuram a lista a líder quilombola, Maria Bernadete Pacífico; a blogueira e líder comunitária, Elza Veiga; o baluarte radialista, José Honorato e a superintendente de Educação, Heliene Mota.

Confira a lista completa

1 – De autoria do vereador Cleiton Aparecido dos Santos Alves, “Bolly Bolly”, a Câmara aprovou a indicação de nº 203/2017 que concede o Título de Cidadã Simõesfilhense a Srª Elza Veiga Pereira.

“Titulo importante e merecido a nossa amiga Elza Veiga que sempre defendeu esta cidade independente de bandeira partidária e que sempre entendeu sua importância para o município, mas o mais importante é o amor que ela tem por esta cidade e a parcela de contribuição que ela nos traz às comunidades”, declarou o vereador Bolly.

Com uma trajetória de vida pregressa de muito amor ao próximo, há muitos anos, Elza Veiga reivindica melhoria no bairro Vida Nova, além de apoiar diversos eventos através dos seus trabalhos de fotografia.

2 – A indicação de nº 204/2017, de autoria do Presidente da Câmara Genivaldo Ferreira Lima (DEM), foi aprovada pelos edis, e concede o Título de Cidadã Simõesfilhense, a Srª Heliene Mota da Silva, Superintendente de Educação.

Segundo o autor da concessão do Título, a professora Heliene Mota, nascida no município de Euclides da Cunha, interior baiano e iniciou sua vida profissional em Simões Filho, em 1990. Mota exerceu o cargo de diretora em algumas escolas do município, como a Escola Estadual de Aratu (Colejão).

A indicação foi vista como uma “grande escolha” do Chefe do Legislativo, de acordo com os vereadores que não se limitaram em exaltar os serviços prestados pela professora.

3 – O Presidente da Comissão Permanente de Justiça, vereador Sandro Moreira (PSL), através da indicação de nº 205/2017, aprovada por todos os parlamentares, concede o Título de Cidadã Simõesfilhense, a líder quilombola e ex-secretária da Igualdade Racial, a Srª Maria Bernadete Pacífico Moreira.

“Uma guerreira, mulher negra e que tem um legado de trabalho, dedicação, respeito e contribuição para o município”, declarou o edil.

Em seu pronunciamento, Sandro Moreira, em sua justificativa defendeu que se faz necessária a Honraria em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. “Trata-se de conceder o Título de Cidadão Simõesfilhense a uma mulher que reside no município a mais de 15 anos e trabalha de forma digna e honrosa nesta cidade, onde busca o sustento da sua família através do mercado informal, mas não deixando de contribuir para o desenvolvimento do município de Simões Filho e, sobretudo, dedicando-se ao cotidiano da nossa cidade”, acrescentou Moreira.

4 – A aprovação da indicação de nº 206/2017, de autoria do vereador Paulo Laecio de Oliveira Valentim (PSB), concede o Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr° Marco Antônio Lopes Santos, morador da Ilha de São João e que há muitos anos contribui com o esporte naquela comunidade. Diversos vereadores, como Elimário Lima (PSDB) e Manoel Carteiro (PSB), ambos com reduto político próximo a Ilha de São João, parabenizaram e destacaram como “importante indicação”.

“Ele é uma pessoa que mora há 37 anos naquela comunidade e faz um trabalho brilhante para os jovens e crianças daquele bairro, onde tem pessoas de Mapele, Aratu e é um trabalho muito bem feito. Ele é incansável e todos os anos dá conta do Futsal e faz com que os jovens participem dos campeonatos em outros municípios”, declarou o vereador Laecio Valentim.

5 – O 1º Secretário da Mesa Diretora, vereador Jailson Soares Bispo (PP), “Jajai”, através da indicação de nº 207/2017, aprovada por unanimidade, concede o Título de Cidadã Simõesfilhense a Srª Eremita de Aragão Mariano.

Fundadora da Escolhinha Piu Piu, atualmente Colégio Maria José (Cemaj), o parlamentar exaltou a trajetória de serviços prestados e que dignificam a justificativa da Honraria. “Uma pessoa aguerrida e que faz educação com prazer. Essa Honraria veio no momento certo para ela que há mais de 40 anos faz educação no município”, destacou o vereador.

6 – O vereador Devaldo Soares de Souza (SD), por meio da indicação de nº 208/2017, solicitou à Câmara e teve a proposição aprovada também por unanimidade, onde concede o Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr° Waldir Silva Santos.

“Começou o seu trabalho no bairro Cristo Rei, onde ensina para cerca de 90 crianças de baixa renda artes marciais na modalidade Karatê ajudando na promoção moral, cívica e educacional, produzindo atendimentos com recurso próprio e chamado carinhosamente como Mestre Waldir”, declarou Del.

“Um homem de caráter e que faz aquele trabalho com muito amor e a comunidade está satisfeita com o trabalho de Waldir”, acrescentou.

7 – A aprovação da indicação de nº 209/2017 contempla ao Srº José Honorato da Silva Filho, o Título de Cidadão Simõesfilhense. A proposição é de autoria do vereador José Arnoldo dos Santos Simões (PRB).

Formado em Eletrônica pelo Instituto Universal Brasileiro, técnico em Administração de Empresas, formado em Comunicação e Radialismo, formado em Gestão Pública pela Universidade Positivo em Curitiba, bacharelado em Direito, o baluarte no radialismo simõesfilhense, foi bastante agraciado pelos vereadores pela sua trajetória e contribuição social.

Domiciliado há 40 anos em Simões Filho, 1991, Honorato foi um dos âncoras da rádio Metropolitana de Camaçari, com foco voltado para o município de Simões Filho e sendo radialista a fazer transmissão de eventos na cidade junto com pastores. Posteriormente criaram a associação de rádio Betel, que logo após, foi conhecida como Fundação de Rádio Educativa do Recôncavo.

“São 40 anos, Honorato morando no município, fazendo casamentos, contribuindo na rádio, enfim, é um homem de grande renome para o município de Simões Filho”, declarou o vereador Arnoldo.

8 – O 1º vice-presidente, vereador Denilson das Neves Santos, “Deni da Metalúrgica”, teve sua indicação de nº 210/2017 aprovada e concede o Título de Cidadã Simõesfilhense a Srª Valdelice de Pinho Borges.

Professora e fundadora do Colégio Edgard Borges, ela teve seu nome bastante exaltado pelos parlamentares que exaltaram os relevantes serviços prestados na educação simõesfilhense.

Sessões anteriores, homenageados

A Câmara no dia 10 de outubro aprovou a indicação de nº 187/2017 do Líder do Governo, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que concede o Título de Cidadão Simõesfilhense ao radialista Roque Santos, 40 anos.

A indicação de nº 196/2017 de autoria do vereador Everaldo Silva “Vel”, concede o Titulo de Cidadão Simõesfilhense ao Bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini.

Já no dia 17 de outubro, de autoria do vereador Erivaldo Canjirana (PSL), a indicação de nº 192/2017, concede o Título de Cidadão Simõesfilhense ao Pr. Mauro Galdino da Silva, pastor e professor influente pelos serviços prestados ao município. O pastor Mauro fundou juntamente com sua esposa o Instituto Batista de Educação na região do CIA I.

De autoria do vereador Elimário Lima (PSDB), a indicação de nº 198/2017, aprovada por unanimidade concede o Titulo de Cidadã Simõesfilhense a professora Vilma Maria Pinheiro, influente colaboradora no distrito de Mapele.

A indicação de nº 197/2017 de autoria do vereador Manoel Conceição (Carteiro), concede o Título de Cidadão Simõesfilhense, a Sr ª Maria Glória Santos, conhecida como “Dona Glória”.  “Dona Glória realmente é muito importante pra nossa comunidade. Se nós temos dificuldades com a saúde pública hoje, imagina há 42 anos. Uma mulher que saia às vezes para medir a pressão na casa das pessoas, aplicar injeção, fazer curativos e trabalhou em outros postos da cidade”, disse Carteiro.

A indicação de nº 194/2017 aprovada pela Câmara e de autoria do vereador Erivaldo Costa dos Santos (DEM) concede o Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr. Sinval José de Oliveira.

Já a indicação de nº 190/2017, de autoria do vereador Adailton Santos de Andrade (Caçambeiro), concede o Titulo de Cidadão Simõesfilhense ao Cabo da Policia Militar Sr. João Ferreira Lino.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também