Por REDE IMPRENSA | MARCOS CASTELLI
A Câmara de Vereadores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, terá uma mudança no segundo semestre de 2025: as sessões ordinárias passarão a acontecer no período noturno, às 18h, ao invés da tradicional realização pela manhã. A decisão, anunciada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Itus Ramos, foi tomada em comum acordo com os demais parlamentares, tendo como principal motivo o início da reforma estrutural do prédio da Câmara.
“Quero fazer público que a mudança de horário no 2º semestre tem em sua consideração maior a reforma que faremos nesta Casa. Ficou acordado entre os vereadores que, pela necessidade da obra, traremos a Sessão Ordinária, no 2º semestre, para às 18h”, destacou Itus Ramos, presidente da Câmara.
O presidente ainda ressaltou que a alteração não é definitiva. Segundo ele, será uma fase de testes, com duração de seis meses, onde será feita uma avaliação junto à população sobre a continuidade ou não do novo horário. “Vamos avaliar. Se for positivo, a continuidade será feita. Se for negativo, retornaremos para manhã. Essa Casa é do Povo, e queremos que ela seja acessível. A cidade passa por aqui.”

A proposta recebeu opiniões diversas entre os parlamentares. O vereador Eri Costa, por exemplo, se posicionou favorável à mudança, destacando que “o novo horário pode evitar que servidores públicos deixem seus postos para acompanhar as sessões durante a sessão pela manhã”.
Já o vereador Jailson Jajai, 1º secretário da Câmara, chamou atenção para a necessidade de diálogo com a sociedade. “Independente do desejo pessoal de cada vereador, tem que se trazer essa discussão com a população”.
O vereador Orlando de Amadeu foi um dos mais enfáticos em se posicionar contra a mudança. “Discordo plenamente de uma sessão à noite. A cidade passa por aqui, sim, mas como a população vai reivindicar se a Prefeitura está fechada? Câmara fechada, só com os vereadores aqui”.
Por outro lado, o vereador Adailton Caçambeiro propôs uma alternativa híbrida. “Estamos aqui por conta da democracia. Poderíamos fazer uma semana pela manhã e outra à noite”, disse.
LDO 2026 é aprovada em sessão exclusiva
Ainda durante a sessão, os vereadores votaram e aprovaram, em caráter de exclusividade, o Projeto de Lei Nº 009/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
A LDO é um instrumento de planejamento fundamental para o município. Ela estabelece as metas fiscais, prioridades de investimentos e as regras básicas para elaboração do orçamento anual, a chamada LOA (Lei Orçamentária Anual).
A aprovação da LDO marca mais um passo importante no planejamento financeiro da gestão municipal, que agora segue para a próxima etapa: a construção do orçamento detalhado para o próximo ano, contemplando ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, desenvolvimento urbano e os demais segmentos.