O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta terça-feira (19) que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de apoiar e estimular as ações e iniciativas existentes nos estados e nos municípios.
Durante o Seminário Nacional Pela Alfabetização, realizado em Brasília, Camilo afirmou que “a ideia é criar um grande pacto nacional, para construir juntos e todos se unir para garantir a qualidade e a melhoria da aprendizagem das crianças do nosso país”.
Até o momento, 100% dos estados brasileiros e 97,1% dos municípios já aderiram ao programa, que tem investimentos previstos de R$ 3 bilhões em quatro anos. O foco é garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos afetadas pela pandemia. De acordo com o ministro, a política é um dos mecanismos do governo para estimular a permanência dos alunos nas escolas.
“Precisamos olhar desde a primeira infância, que é a fase mais importante da vida das pessoas. Todas as evidências mostram que, quando uma criança aprende a ler e escrever na idade certa, o rendimento, o histórico curricular acadêmico dela ao longo dos anos melhora, além de diminuir a evasão, a reprovação e o abandono”, disse Camilo Santana.