A Prefeitura de Simões Filho realizou nesta quinta-feira (8), uma Caminhada de Sensibilização e Conscientização sobre saúde e qualidade de vida, com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV. O ato percorreu a Avenida Elmo Serejo de Farias.
Durante a ação, com muita animação e em ritmo de carnaval, os profissionais da Saúde dialogaram com a população, entregaram materiais informativos e preservativos. O objetivo é alertar a população e não deixar que os cuidados básicos sejam esquecidos ou negligenciados, como afirma a secretária Iridan.
“A educação em saúde é importante e extremamente necessária! Essa ação é mais uma estratégia, que visa chamar a atenção da população sobre a necessidade dos cuidados com a saúde e qualidade de vida. Estamos nas ruas e além de materiais informativos, entregamos preservativos, tudo com o objetivo de alertar a população sobre a importância dessa pauta e não deixar que os cuidados básicos sejam esquecidos ou negligenciados.”, pontuou Iridan Brasileiro, secretária de Saúde.
A iniciativa contou com a participação ativa dos Agentes Comunitários de Endemias, Agentes Comunitários Saúde, além da equipe técnica, coordenadores, Conselho de Saúde e demais profissionais, como enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Fique por dentro!
A camisinha ainda é, segundo a Organização Mundial da Saúde, um dos métodos mais efetivos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis quando usada de maneira correta e consistente. Apesar de o preservativo masculino ser de longe o mais popular, o feminino é igualmente eficaz.
Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são: Herpes genital; Cancro mole (cancróide); HPV; Doença Inflamatória; Pélvica (DIP); Donovanose; Gonorreia e infecção por Clamídia; Linfogranuloma venéreo (LGV); Sífilis; Infecção pelo HTLV; Tricomoníase.
As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.