A cantora Margareth Menezes fará parte do governo de transição do presidente eleito, Lula (PT). Ela integrará o grupo de trabalho da Cultura. Outros baianos também já foram anunciados pelo coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).
Nomes como o do secretário de Infraestrutura do governo Rui Costa, Marcus Cavalcanti, fará parte do grupo de trabalho de infraestrutura da transição.
Junto a ele e Margareth, estão nomes como o deputado federal Antônio Brito (PSD), no Conselho político de transição; Juca Ferreira, ex-minisitro da Cultura nos governos Lula, e Bela Gil, culinarista e apresentadora de TV, também farão parte do grupo de trabalho da Cultura.
No governo Bolsonaro, a pasta foi fundida ao Ministério da Cidadania e, mais tarde, a secretaria Especial de Cultura foi transferida para o Ministério do Turismo. No próximno governo Lula, a expectativa é de que o ministério seja recriada.
Outro baiano que passou a integrar a equipe do petista foi o jornalista baiano Yuri Silva, ativista do movimento negro baiano.