Rede Imprensa

Causa do apagão ainda é desconhecida, diz Ministro de Minas e Energia

A causa do apagão da última terça-feira (15) ainda é desconhecida. O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, afirmou na noite desta quarta-feira (16) que “mais do que nunca”, a Polícia Federal deve apurar as razões da falta de energia que acometeu vários estados do Brasil. Segundo ele, o Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não encontrou os motivos técnicos que provocaram o problema.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Silveira esteve reunido ao longo do dia com representantes do ONS. Ele informou que foi detectada uma falha no sistema da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), uma subsidiária da Eletrobras, em Quixadá, no Ceará. Mas, afirmou que esse evento, sozinho, não seria capaz de causar o apagão nas proporções verificadas. “Esse evento isoladamente não causaria interrupção tão grave”, disse o ministro à imprensa na porta do ministério.

“Mais do que nunca é necessária a participação da PF, já que o ONS não apontou falha técnica que pudesse causar na dimensão que foi. Doutor Andrei [Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal] esteve comigo agora”, continuou Silveira.

O ministro disse que a Chesf admitiu um erro que não protegeu o sistema diante de uma sobrecarga. Mas isso não aparenta ser a causa inicial do apagão, segundo o ONS.

 

*Bahia.Ba

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também