Rede Imprensa

Cenário paradisíaco de Mapele deve favorecer nova modalidade esportiva; Sejuv quer implantar o “remo”

Redação: Rede Imprensa | Marcos Castelli

A praia da Capadócia, banhada pela baía de Aratu uma baía menor localizada na parte norte da baía de Todos-os-Santos e localizada em um cenário paradisíaco e de eminente beleza natural, consideravelmente vem conquistando espaço como um dos belos cartões postais de Simões Filho, cidade que fica na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O privilégio de ter uma baía por perto vai muito além das belas paisagens.

Em entrevista concedida ao “Rede Imprensa”, na última quarta-feira (05), a secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Sirliane Ribeiro, revelou que pretende introduzir o “remo” (desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a chegada, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível), no programa Simões Filho Esporte.

88

“Nós vamos implementar o programa e vamos conseguir colocar o ‘remo’, no programa Simões Filho Esporte”, disse Sirliane Ribeiro. “Mapele é muito lindo”, acrescentou.

Sirliane disse ainda que quer também a ‘natação’, entre as modalidades esportivas contempladas pelo programa.

Recentemente o município de Simões Filho que possui um celeiro de atletas em diversas modalidades esportivas, obteve excelentes resultados na 1ª Etapa do Campeonato Máster de Inverno que reuniu 12 atletas simõesfilhenses do Sesi/Atitude Fitness e comandados pelas professoras Patrícia Viana, Adriana Santos e Juliana Santos.

80

No terceiro mês do ano, exatamente no dia 12 de março, a praia da Capadócia, em Mapele, recebeu um grande evento, a 1ª Travessia a nado, uma iniciativa do vereador Elimário Lima (PSDB), e que reuniu dezenas de atletas; estabelecendo uma grande força para o ‘renascimento do esporte em Simões Filho’.

A reportagem entrou em contato com o vereador Elimário que reforçou também a sua vontade de introduzir o remo e a natação em Mapele, uma alternativa, inclusive, para avançar o potencial turístico naquela localidade.

“Sigo o mesmo entendimento da chefe da Sejuv, professora Sirliane e estamos sim pretendendo trazer para a comunidade de Mapele o remo e também a natação. Queremos ampliar o trabalho social e de ressocialização dos jovens da nossa cidade. Esse incentivo foi trazido por mim, desde o mês de março quando juntos com o apoio do nadador Moisés Paiva, do medalhista olímpico Edvaldo Valério e a prefeitura realizamos aquele grande evento.”, declarou o parlamentar.

Roda de Capoeira Discípulo de Paciência

Ainda em entrevista, Ribeiro fez uma alerta para as lideranças esportivas da cidade que ainda não conseguiram um apoio da Sejuv e pediu para que não desanimasse. “No início está sendo complicado atender a todos, mas a partir do momento que a pasta estiver executando o programa ‘Simões Filho Esporte’ de uma forma mais cômoda, o apoio será ampliado.”

Secretária Sirliane Ribeiro ao lado do prefeito Dinha

“O nosso prefeito Dinha é um homem muito sensível ao esporte e ele tem o maior interesse em estar apoiando e realizando atividades esportivas no município. A intenção é que o esporte volte a crescer no município não somente  a nível de competição, mas principalmente de forma social”, sinaliza Sirliane Ribeiro.

Cadastro Esportivo

As entidades e associações esportivas que porventura ainda não realizaram o cadastro na Sejuv, ainda podem se cadastrar para poder participar do projeto ‘Comunidade Ativa’, que visa doar materiais para as instituições que desenvolvem um trabalho na área esportiva no município.

Programa Simões Filho Esporte

Lançado no dia 5 de maio, o programa ‘Simões Filho Esporte’, visa desenvolver diversas modalidades esportivas no município.

Considerado um dos maiores programas sociais, com foco no esporte, já realizado, o Simões Filho Esporte atende crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais, com o objetivo de resgatar a dignidade, integração e socialização da sociedade local.

A Sejuv trabalha para o desenvolvimento de cinco projetos iniciais: Comunidade Ativa; Esporte, Trabalho e Renda; Educação com Esporte; Jogos Estudantis; Saúde e Movimento, Desafios; Copa dos Campeões; Copa Inter-Bairros; Bolsa Instrutor e Bolsa Atleta.

O programa já atende as seguintes modalidades esportivas:

Voleibol, Handebol, Futsal, Basquete, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Jiu-jitsu, Ballet, Futebol, entre outros.

*Sobre o Remo – Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco. Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também