O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, emitiu um alerta global sobre a rápida elevação do Oceano Pacífico nesta terça-feira (27). De acordo com o relatório apresentado pela organização, as temperaturas nas águas da região estão subindo muito mais rapidamente do que as médias globais. A condição acelera o derretimento das calotas polares, o que contribui diretamente para a elevação do nível do mar.
Segundo o texto, o nível do mar nas Ilhas do Pacífico subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos. A elevação média dessas ilhas é de apenas um a dois metros acima do nível do mar, tornando-as as mais expostas devido à baixa altitude e proximidade com o mar.
“Estamos ficando sem tempo para reverter a maré”, advertiu Celeste Saulo, secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas. O relatório também aponta que 34 eventos de risco hidro meteorológico causaram mais de 200 mortes e afetaram mais de 25 milhões de pessoas no sudoeste do Pacífico no ano passado.