Rede Imprensa

Com Missa em Simões Filho, autoridades e fiéis celebram a canonização de Santa Dulce dos Pobres

REDAÇÃO REDE IMPRENSA / MARCOS CASTELLI

Um momento histórico e de muita gratidão a “celebração pela canonização de Santa Dulce dos Pobres”, na tarde deste domingo (03/11), em Simões Filho, na Grande Salvador. A missa de Ação de Graças, ao “Anjo bom da Bahia”, contou com a presença de autoridades, como o prefeito Dinha Tolentino, a primeira-dama e deputada estadual, Kátia Oliveira, o vice-prefeito Sid Serra, que representou o município no Vaticano, vereadores, dona Edna Tolentino e uma multidão de pessoas, em especial, a comunidade católica que lotou a Praça da Bíblia no Centro da cidade.

O evento teve o direcionamento de render homenagens à Santa Dulce que tanto espalhou amor e caridade por onde passou, inclusive, o município de Simões Filho faz parte do seu legado de acolhimento ao próximo.

“Quero agradecer o acolhimento dos irmãos católicos, abraçar os bispos Dom Petrini e Dom Tommaso, e os amigos Padre Rogério, Padre Edwin, Padre Paulo Bitencourt, Padre José Miguel, Padre Marcos Almeida e Alex Almeida. Contem comigo”, comentou Dinha, prefeito. “Um exemplo de mulher, de bondade e de amor ao próximo. Agradeço o carinho ao qual fui recebida pelos irmãos católicos”, pontuou a deputada Kátia Oliveira.

Após representar o município no ato de Canonização da Santa Dulce, no Vaticano, o vice-prefeito Sid Serra, classificou a celebração em Simões Filho como um momento de grande emoção e alegria. “Lançamos a pedra fundamental, com a bênção do Bispo Dom Petrini, onde será construído o memorial da Santa Dulce dos Pobres na nossa Boa Terra. Recordando a bondade e abnegação do Anjo Bom da Bahia”, destacou.

Fiéis se concentraram em frente ao Centro Educacional Santo Antônio (CESA), onde foi lançada a Pedra Fundamental, e em seguida, partiram em caminhada até a Praça da Bíblia, onde foi realizada a entronização da imagem e relíquias da Santa baiana e a Santa Missa com a presença de Dom Tommaso Cascianelli, bispo de Irecê, que durante muitos anos foi diretor espiritual de Irmã Dulce, como também do bispo diocesano Dom João Carlos Petrini e padres da Diocese de Camaçari.

Após a Missa, os católicos assistiram o show de Juliana de Paula da Canção Nova e Ministério de Música Graça do Espírito Santo (MMGES), de Camaçari.

Irmã Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco no Vaticano. Ela conviveu em Simões Filho, onde em 1964 foi fundado o orfanato. A freira baiana abrigava crianças sem referência familiar e que atualmente é um dos 21 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Em 1994, tornou-se o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico, atendendo cerca de 787 crianças e adolescentes em situação e vulnerabilidade social. O Centro oferece ainda acesso à arte-educação, inclusão digital, iniciação profissional, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

O complexo dispõe de uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panettones e outros produtos, cuja receita das vendas é totalmente revertida para a manutenção de suas atividades.

CONFIRA MAIS FOTOS:

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também