Com o objetivo de levar dignidade, cidadania e inclusão social a todas as regiões do município, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu mais uma edição do Programa Saúde Mais Perto de Você. Desta vez, a iniciativa beneficiou a Comunidade Quilombola Dandá, situada às margens da BA-093.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços públicos das comunidades mais distantes, promovendo acesso à saúde e fortalecendo vínculos com a população. Durante toda a manhã, os moradores puderam usufruir de uma série de atendimentos e orientações voltadas para a atenção básica e a promoção da qualidade de vida.
Entre os serviços oferecidos estiveram: Triagem com aferição de pressão arterial e glicemia; Consultas médicas com clínico geral; Atendimento odontológico através do Odontomóvel; Orientação nutricional; Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Vacinação humana e animal; Acompanhamento do Bolsa Família, com pesagem de crianças; Palestras educativas sobre prevenção de ISTs.
Além dos atendimentos, a iniciativa também proporcionou um importante momento de escuta ativa, fortalecendo o diálogo e a relação entre o poder público e os moradores da Comunidade Quilombola Dandá.
Para a secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, ações como essa reafirmam o compromisso da Prefeitura com a valorização da vida e o respeito à diversidade. “A Comunidade Dandá é reconhecida como remanescente de quilombo e carrega uma rica herança cultural, sendo prioridade nas políticas públicas que promovem inclusão e justiça social. Nesse sentido, o programa se apresenta como uma ferramenta fundamental, garantindo o acesso a direitos essenciais e contribuindo para a construção de uma Simões Filho mais justa, igualitária e humana”, destacou.
O Programa Saúde Mais Perto de Você já passou por diversas localidades e bairros do município, levando acolhimento, informação e cuidado diretamente aos territórios, e segue como uma importante estratégia de aproximação entre os serviços públicos e a população.